A análise de dados é uma função crítica em qualquer organização. O Analista de Marketing e Dados será responsável por fornecer recomendações estratégicas com base em sua análise de dados e pesquisa de mercado.
O profissional deve coletar, analisar e interpretar dados de diversas fontes, como campanhas de marketing digital, vendas, comportamento do cliente, etc.
É necessário identificar padrões, insights e oportunidades de melhoria nas campanhas e estratégias de marketing.
Otimizar as campanhas utilizando os dados para mensurar e propor otimizações de performance nos produtos através de novas estratégias de campanha, testes A/B, revisão de segmentações, réguas de engajamento, etc, buscando melhor desempenho geral.
Criar relatórios detalhados e apresentações com as análises e recomendações para as equipes de marketing e outros stakeholders.
Pesquisar o mercado e a concorrência para identificar oportunidades e ameaças.
Fornecer dados e insights para apoiar a tomada de decisões estratégicas do marketing.
Habilidades requeridas:
* Análise de dados
* Conhecimento de ferramentas de análise
* Conhecimento de produtos digitais
* Habilidade de comunicação
* Pensamento crítico
* Formação acadêmica em tecnologia, marketing ou áreas afins
* Soft skills (forte espírito de iniciativa, autonomia e resiliência)
Responsabilidades:
* Analisar dados e fornecer recomendações estratégicas
* Acompanhar e analisar o desempenho de iniciativas de marketing
* Otimizar as campanhas e estratégias de marketing
* Criar relatórios e apresentações
* Pesquisar o mercado e a concorrência
* Fornecer dados e insights para a tomada de decisões estratégicas
Experiências idealizadas:
* Automatização de relatórios e ferramentas de automação de marketing
* Conhecimento em performance de campanhas digitais
* Noções de programação em Python ou SQL para extração e análise de dados
* Conhecimento da indústria de telecom e/ou conteúdos digitais
* Compreender a usabilidade e experiência do usuário para produtos web/mobile de consumo
Observações:
O candidato ideal é alguém que seja apaixonado por dados, tenha um olhar estratégico e consiga alinhar as análises à performance dos produtos digitais.