O papel de um profissional de segurança do trabalho é essencial para garantir a proteção da integridade e saúde ocupacional dos colaboradores em uma empresa.
Um profissional de segurança do trabalho deve ser capaz de identificar, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho, desenvolvendo programas e procedimentos adequados para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
Além disso, um profissional de segurança do trabalho deve ser capaz de treinar e orientar os colaboradores sobre as melhores práticas de segurança e saúde no trabalho.
Ele também deve ser capaz de realizar inspeções periódicas dos equipamentos de segurança e de combate a incêndio, certificando-se do seu perfeito funcionamento e tomando as devidas providências para correção de defeitos.
Ao longo do tempo, um profissional de segurança do trabalho pode contribuir com o desenvolvimento interno das operações especiais, como trabalhos em altura, eletricidade e operadores de máquinas, através de programação e realização de treinamentos e suas respectivas reciclagens.
Responsabilidades
1. APLICAR OS CONHECIMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO AMBIENTE DE TRABALHO A FIM DE REDUZIR E/OU ELIMINAR OS RISCOS DE ACIDENTES;
2. PROMOVER TREINAMENTOS E ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES, VISANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO E DISENSAS OCUPACIONAIS;
3. Determinar o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) quando os riscos persistirem mesmo esgotados todos os meios conhecidos para eliminação dos mesmos, visando a segurança e proteção no ambiente de trabalho;
4. REGISTRAR EM DOCUMENTOS ESPECÍFICOS TODOS OS ACIDENTES E INCIDENTES OCORRIDOS A FIM DE AUXILIAR NA BUSCA DA CAUSA RAIZ E PROPOR MEASURES DE CONTROLE DE REGISTROS, VISANDO A DIVULGAÇÃO DA ESTATÍSTICA DE ACIDENTES E INCIDENTES NA EMPRESA;
5. INSPECTIONAR OS EQUIPAMENTOS DE SEGURO E DE COMBATE A INCÊNDIO, CERTIFICANDO-SE DO SUA PERFECTO FUNCIONAMENTO, TOMANDO AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA CORREÇÃO DE DEFETOS, A FIM DE PROPICIAR SEGURANÇA NO TRABALHO;
6. DER SUPO AO TESTES ANUAIS DAS MANGUEIRAS, GESTÃO DOS GRUPOS DE EMERGÊNCIA BEM COMO NA PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE SIMULADOS DE EMERGÊNCIA A FIM DE CUMPRIR COM AS EXIGÊNCIAS LEGAIS;
7. CONTRIBUIR COM O DESenvolvimento INTERNNO PRA OPERAÇÕES ESPECIAIS (TRABALHOS EM ALTURA, ELETRICIDADE, OPERADORES DE MÁQUINAS) ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO E REALIZAÇÃO DE TREINAMENTOS E SUAS RESPECTIVAS RE-CICLAGES, VISANDO ATENDER OS REQUISITOS LEGAIS;
8. ACOMPANHAR E EMITIR RELATÓRIOS DE CONTROLE DE HORAS EXTRAS, REALIZAÇÃO DE PLANTÕES DE SEGURANÇA, ELABORAÇÃO DE PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (PPP), ELABORAÇÃO DE ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO - PERMISSÃO DE TRABALHO (APR-PT), ATENDIMENTO E VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO A FIM DE VERIFICAR SE ESTÃO CUMPRINDO COM AS EXIGÊNCIAS DA EMPRESA;
9. CUMPRIR AS NORMAS DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, EXECUTANDO AS ATIVIDADES DE ACORDO COM AS POLÍTICAS DA EMPRESA;
10. Observar o cumprimento dos procedimentos e normas aplicáveis às necessidades da área, identificando oportunidades de melhoria, através da análise e revisão dos mesmos;