Engenheiro de Automação Pleno – Braskem – Rio de Janeiro
Principais responsabilidades:
– Desenvolver, implementar e sustentar soluções avançadas e digitais nos sistemas de automação para maximizar a eficiência operacional e a segurança das plantas industriais.
– Liderar projetos de automação e participar como especialista de automação em projetos que contenham a disciplina automação.
– Identificar e priorizar oportunidades de melhoria nos processos industriais, atuando como facilitador para iniciativas sejam elas: incrementais ou que utilizem tecnologias emergentes, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e IoT.
– Conduzir análises avançadas de desempenho utilizando big data e ferramentas de analytics, fornecendo insights estratégicos e promovendo decisões baseadas em dados.
– Colaborar com equipes multidisciplinares para assegurar a integração e a funcionalidade das soluções de automação junto a outras áreas, como engenharia de processos e TI.
– Supervisionar fornecedores e parceiros, garantindo a entrega de serviços de alta qualidade, alinhados aos padrões da empresa, aos prazos estabelecidos e a sustentação e confiabilidade dos ativos de automação.
– Participar ativamente no desenvolvimento de estratégias voltadas à inovação e à sustentabilidade, alinhadas aos objetivos organizacionais.
– Gerir mudanças organizacionais e promover a adesão dos stakeholders às novas tecnologias e processos implantados.
– Monitorar e analisar índices chave de performance (KPIs) relacionados à disciplina de automação, como gestão de alarmes e gestão de malhas de controle, com o objetivo de otimizar a eficiência operacional e promover a segurança das operações industriais.
– Monitorar medidas de cibersegurança, garantindo a proteção dos sistemas de automação contra ameaças cibernéticas. Apoio em auditorias de segurança, aos programas de gestão de acessos, protocolos de comunicação segura e recuperação de desastre, conforme a norma IEC 62443.
-Monitorar e aplicar os princípios de segurança funcional para assegurar que os sistemas instrumentados de segurança (SIS) sejam capazes de responder corretamente às demandas de atuação e mover o processo para o estado seguro. Apoiar auditorias de segurança, colaborar com outras disciplinas para integrar práticas de segurança funcional e promover a conformidade com os requisitos da norma IEC 61511.
Requisitos:
– Graduação em Engenharia Química, Elétrica, Controle e Automação ou áreas correlatas.
– Experiência sólida em indústrias de processo contínuo (petroquímica, química, óleo e gás), com atuação em projetos de médio e grande porte.
– Conhecimentos sólidos em sistemas de controle, como APC, SCADA, PLCs e DCS, além de protocolos de comunicação industrial (Modbus, OPC, Profibus).
– Conhecimentos sólidos em controle regulatório de processos e sequenciamentos. Ser capaz de avaliar performance de malhas de controle, realizar sintonia e propor melhorias.
– Habilidade em programação (Python, C++ ou similares) e no uso de ferramentas de simulação e modelagem, como MATLAB ou Aspen Plus. Desejável conhecimento em aplicações da Power Platform (Power BI, Power Apps, Power Automate).
– Desejável experiência em metodologias ágeis (Scrum, Kanban) e certificações em sistemas ou ferramentas de automação ou certificações profissionais (segurança de processos, PMP etc.).
Competências pessoais:
– Capacidade analítica para resolver problemas complexos e propor soluções estratégicas.
– Habilidades de liderança e experiência em coordenação de projetos e equipes.
– Forte orientação para resultados, com atenção a prazos e alta qualidade nas entregas.
– Comunicação assertiva e colaborativa, facilitando o trabalho em equipes multidisciplinares.
– Compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência operacional.