1. Realizar manutenção em equipamentos e instrumentos médico-hospitalares, interpretando documentos técnicos, utilizando ferramentas, peças e instrumentos de medição, verificando parâmetros de funcionamento, para eliminar falhas, reparar ou substituir peças e conjuntos;
2. Realizar testes em equipamentos e instrumentos médico-hospitalares, identificando e diagnosticando defeitos, a fim de aferir a utilização de equipamentos e instrumentos;
3. Instalar equipamentos médico-hospitalares, analisando arranjo físico do ambiente, verificando disponibilidade de utilidades (eletricidade, pontos de água e de gás…), preparando equipamentos para uso, a fim de garantir a ocorrência dos procedimentos expressos em normas de instalação;
4. Realizar atividades de treinamento e atualização, participando de cursos técnicos e buscando manter-se atualizado tecnologicamente e orientando equipes técnicas quanto ao uso e operação dos equipamentos;
5. Organizar, orienta e supervisiona os trabalhos realizados por estagiário, delegando-lhe tarefas de acordo com nível de complexidade adequado, a fim de manter o padrão de qualidade dos serviços;
6. Elaborar relatórios de trabalhos realizados, utilizando aplicativo de informática específico, a fim de manter histórico das atividades de manutenção corretiva;
7. Desenvolver programa de manutenção preventiva, a fim de diminuir custos com manutenção corretiva e aumentar vida útil dos equipamentos;
8. Solicitar compra de peças ou componentes ao Departamento de Compras, preenchendo formulário específico, a fim de garantir a continuidade dos serviços;
9. Encaminhar equipamentos para conserto externo quando necessário, mantendo controle sobre a saída e a entrada de tais equipamentos e sobre a qualidade e eficácia dos serviços prestados;
10. Supervisionar trabalhos realizados em equipamentos do hospital por empresas contratadas e terceirizadas, acompanhando e orientando as atividades, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados;
11. Dar sugestões e indicativos de manutenção e funcionalidade sobre aquisição de equipamentos, atuando em conjunto com Departamento de Compras, corpo clínico e enfermagem;
12. Administrar e executar serviços de manutenção de equipamentos médico-hospitalares;
13. Entender e orientar o fluxo de informação e rotinas diárias, buscando a eficiência do trabalho;
14. Organizar atividades, aperfeiçoando a execução dos serviços internos.