Analista de Projetos / Desenvolvimento de SistemasFormação DesejadaGraduação em Ciências da ComputaçãoGraduação em Engenharia da ComputaçãoGraduação em Sistemas de InformaçãoGraduação em Redes de ComputadoresGraduação em Análise e Desenvolvimento de SistemasGraduação em Segurança da InformaçãoOu áreas correlatasCarga horária mínima: 220 horasDescrição Geral da FunçãoProfissional responsável por desenvolver, implantar, administrar e dar suporte a sistemas de Tecnologia da Informação, garantindo qualidade, continuidade operacional e alinhamento com as necessidades do cliente/usuário.Principais Responsabilidades1. Desenvolvimento de SistemasLevantar necessidades e requisitos com usuários/clientesMapear fontes de dadosDefinir alternativas de implantação e infraestruturaEspecificar a arquitetura dos sistemasSelecionar ferramentas de desenvolvimentoModelar dados e especificar aplicativosMontar protótipos, codificar programas e desenvolver arquiteturaPlanejar, executar e validar testesImplantar sistemas2. Administração de Ambientes de TIMonitorar performance de sistemasAdministrar redes, bancos de dados e ambiente operacionalExecutar melhorias de performanceIdentificar e corrigir falhasControlar acessos e perfis de usuáriosRealizar auditorias e revisões técnicas3. Suporte Técnico ao UsuárioOrientar áreas de apoioConsultar documentação e bases técnicasRealizar simulações em ambiente controladoAcionar suporte de terceirosInstalar e configurar hardware e software4. Documentação TécnicaMapear processos e fluxosCriar diagramas (caso de uso, fluxo de dados etc.)Elaborar dicionário de dados e manuaisInventariar softwares e hardwaresDocumentar rede, SLAs, capacidades, performance e soluçõesRedigir especificações técnicas5. Padronização de TIDefinir padrões de software, segurança, nomes e interfacesDefinir metodologias de trabalhoEspecificar procedimentos para recuperação de ambientes (DRP)6. Oferecer Soluções de TIPropor melhorias em processosPrestar consultoria técnicaAvaliar propostas e fornecedoresNegociar alternativas e apresentar soluçõesGarantir aderência das soluções às necessidades do cliente7. Pesquisa e InovaçãoPesquisar tendências, padrões e tecnologiasAvaliar novas ferramentas e produtosConstruir ambientes de testeComparar tecnologias e analisar desempenho8. Comunicação e RelatóriosRegistrar ocorrênciasElaborar relatórios, pareceres e estudos de viabilidadeDivulgar documentação e novos padrõesParticipar de fóruns de discussão