O produtor gráfico é o elo entre a ideia criativa e a realidade física, c uida de todo o processo de viabilização técnica e produtiva, garantindo que o material chegue ao cliente ou ao pdv com qualidade, dentro do prazo e no custo planejado.
Planejamento e viabilização técnica
* Avaliar a execução técnica das peças criadas pela equipe de design/criação.
* Identificar os melhores formatos, materiais e processos de impressão possíveis.
* Adequar os projetos junto ao design/criação às limitações técnicas de produção.
Orçamento e negociação
* Solicitar e comparar orçamentos com gráficas, fornecedores de brindes, materiais promocionais, sinalização etc.
* Negociar preços, prazos e condições comerciais.
* Garantir o melhor custo-benefício para o cliente e para a agência.
Gestão de fornecedores
* Selecionar e homologar fornecedores de confiança (gráficas, acabamentos, brindes, instalações).
* Manter relacionamento e acompanhar qualidade de serviços prestados.
Acompanhamento de produção
* Acompanhar provas de cor, testes de impressão e ajustes de layout.
* Aprovar materiais junto ao cliente quando necessário.
* Fazer controle de qualidade antes da entrega final.
* Garantir que todas as etapas de produção ocorram dentro do prazo definido no planejamento da campanha.
* Trabalhar de forma integrada com a equipe de tráfego/projetos da agência.
* Acompanhar os custos do projeto e assegurar que estejam dentro do orçamento aprovado.
* Controlar a margem de lucro da agência quando houver gestão financeira da produção.
Logística e entrega
* Coordenar prazos de entrega e distribuição dos materiais.
* Conferir quantidades e condições de recebimento dos produtos.
Inovação em materiais
* Pesquisar novidades em substratos, técnicas de impressão, acabamentos e fornecedores.
* Apresentar soluções diferenciadas que valorizem o trabalho criativo e agreguem valor ao cliente.
FORMAÇÃO INDICADA:
Cursos Técnicos:
* Técnico em Produção ou impressão Gráfica
* Técnico em Design Gráfico (com foco em pré-impressão e finalização)
Graduação
* Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
* Produção Multimídia
* Tecnologia em Produção Gráfica
* Organizado e detalhista (atenção a prazos, quantidades, provas de cor).
* Bom negociador (lida diariamente com fornecedores).
* Visão técnica e criativa (sabe quando propor um material diferente que valoriza a ideia).
* Gestor de tempo (controla cronogramas de várias produções simultâneas).
* Resiliente e proativo (resolvendo imprevistos de produção sem travar a campanha).
#J-18808-Ljbffr