O SDR é responsável por realizar a prospecção ativa de novos clientes, fazer a qualificação de leads e identificar oportunidades reais de negócio, repassando ao time de vendas (closers) leads com alto potencial de conversão. Atua na linha de frente, sendo fundamental para o crescimento sustentável da empresa.
- Realizar a prospecção ativa (Outbound) de potenciais clientes, via telefone, e-mail, redes sociais (LinkedIn, WhatsApp, etc.).
- Fazer o primeiro contato com leads gerados via marketing (Inbound) para qualificação.
- Realizar reuniões de levantamento de informações para entender o cenário, dores e necessidades dos prospects.
- Realizar reuniões com o time comercial de acompanhamento e feedback.
- Mapear decisores, entender o processo de compra do cliente e qualificar se há fit com a solução oferecida.
- Utilizar metodologias de qualificação como SPIN Selling, BANT, entre outras.
- Nutrir leads com informações e conteúdos relevantes, quando ainda não estiverem no momento de compra.
- Manter o CRM (Customer Relationship Management) sempre atualizado, com registros detalhados de interações, follow-ups e status dos leads.
- Manter os registros em planilhas ou outras formas definidas pela Gestão Comercial.
- Trabalhar de forma colaborativa com o time de marketing para aprimorar a geração e nutrição de leads.
- Agendar reuniões comerciais para os executivos de vendas (closers).
- Cumprir metas de número de leads qualificados (SQL), agendamentos e atividades diárias (ligações, contatos, e-mails, etc.).
- Participar de treinamentos constantes para desenvolvimento de técnicas de prospecção, negociação e comunicação.
- Reportar o superior sobre desempenho, limitações e dificuldades para o bom andamento de suas atribuições.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS:
* Resiliência
* Proatividade
* Comunicação Clara e Persuasiva
* Empatia
* Foco em Resultado
* Organização e Gestão de Tempo
* Trabalho em Equipe
* Inteligência Emocional