Objetivo da função é comandar a programação diária das atividades para o dia seguinte, alocando as turmas nas atividades de forma a obter o melhor desempenho de cada uma delas.
Além disso, controlar e qualificar a operação de corte manual e colheita mecanizada, sob a ótica da impureza vegetal e mineral.
Outra responsabilidade importante é elaborar preço para o corte de cana, estimando por metro de cana cortada, fazendo a conversão de tonelada para metro, elaborando a coleta diária dos apontamentos de campo, cumprindo os prazos para o fechamento de vencimentos.
A gestão financeira também está incluída, organizando a entrega dos Informes diários de operações, esclarecendo diariamente a locação, quantidade de pessoas e previsão de rendimento operacional.
Mais ainda, supervisionar a aplicação do sistema da qualidade em sua área, implementando em parceria com a Área de Qualidade, buscando a manutenção das certificações e cumprindo os requisitos, realizando auditorias internas e externas, executando a qualificação de fornecedores e garantindo a qualidade em todas as operações sob sua responsabilidade.
Por fim, gerir os recursos humanos da área garantindo que todas as políticas, técnicas e procedimentos sejam cumpridas, manter a equipe motivada por meio de um relacionamento saudável, visando a retenção da MO e gerar expectativa de crescimento na carreira, suprir todas as necessidades sejam técnicas ou operacionais através de treinamentos específicos.
Também deve supervisionar a qualificação e dar condições para que a mão de obra desempenhe as atividades de forma satisfatória no rendimento operacional de plantio e colheita.