O papel de um analista de marketing focado em dados envolve uma combinação de habilidades técnicas e pensamento crítico.
É essencial ter experiência comprovada em análise de dados, incluindo análise descritiva, estatística e preditiva, especialmente aplicada à área de marketing.
Além disso, é fundamental conhecer ferramentas de análise de dados avançadas, como Excel, Google Analytics, Power BI e Tableau.
A compreensão dos princípios de produtos digitais também é crucial, incluindo funis de conversão, estratégias de lançamento no mercado e outros fatores que afetam a performance dos produtos digitais.
Outro aspecto importante é a capacidade de comunicar complexos dados em estratégias práticas e persuasivas para stakeholders.
Portanto, é ideal que o profissional tenha forte espírito de iniciativa, autonomia e resiliência, além de habilidades de comunicação excelentes.
Ser capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares e remotas também é uma vantagem.
Essa função implica fornecer recomendações estratégicas com base em análise de dados e pesquisa de mercado.
Além disso, acompanhar e analisar o desempenho de iniciativas de marketing é uma responsabilidade importante.
* Coletar, analisar e interpretar dados de diversas fontes, como campanhas de marketing digital, vendas, comportamento do cliente, etc.
* Identificar tendências e oportunidades nas campanhas e estratégias de marketing.
* Utilizar os dados para otimizar a performance de produtos através de novas estratégias de campanha, testes A/B, revisão de segmentações, regras de engajamento, etc.
* Elaborar relatórios detalhados e apresentações com as análises e recomendações para as equipes de marketing e outros stakeholders.
Com essa análise, podemos gerar insights valiosos para melhorar o desempenho dos produtos digitais.