Desenvolver habilidades em usinagem mecânica é fundamental para garantir a produção de peças com alta precisão e qualidade.
A função de Analista de Desenhos Técnicos envolve avaliar desenhos técnicos, verificando modelos, especificações, dimensões, materiais e especificidades para definir padrões de produção das peças e programação do torno.
O candidato ideal deve ter conhecimento avançado em cálculos técnicos de peças e materiais, além de habilidade em selecionar e calibrar instrumentos de medição de acordo com as especificações das peças a serem produzidas.
Outra habilidade importante é a capacidade de posicionar e fixar ferramentas escolhidas sobre o torno, alinhando-as e prendendo-as com auxílio de instrumentos adequados, a fim de equipá-las para usinagem.
Além disso, o analista deve ser capaz de regular o torno, estabelecendo a velocidade de rotação do metal, graduando dispositivos de controle automático, para assegurar a execução do trabalho de acordo com os requisitos.
O processo de usinagem envolve operar o torno, acionando volantes e manivelas, colocando a ferramenta de corte em contato com a peça de metal para operação, além de regular o fluxo de lubrificantes sobre o gume da ferramenta, fazendo ajustes necessários para o corte.
A inspeção de peças confeccionadas é crucial para verificar a precisão e acabamento das mesmas, ajustes de instrumentos de medição e controle, para conferir correspondência às especificações e fazer ajustes necessários.
Por fim, o analista deve desenvolver peças, dispositivos e moldes que possam auxiliar na realização de outros processos a fim de minimizar esforço, aumentar escala de produção ou promover a segurança dos profissionais executantes.
É fundamental avaliar frequentemente as condições de operação da máquina, observando necessidades de manutenção corretiva e/ou preventiva bem como peças de reposição para manter a máquina em seu funcionamento pleno.
Importante também é assegurar os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, prezando sempre pelos detalhes, acabamentos e qualidade final das peças.
E por fim, prezar pela limpeza e organização do setor, tendo como parâmetro o Programa 5S.