Educador(a) Social, Natal-RN
Descrição do Trabalho
Sobre PADF
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todos. Trabalhamos em toda a América Latina e no Caribe para tornar nossa região mais forte: mais saudável, mais pacífica, justa, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras. Há 60 anos atendemos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Somos parceiros e capacitamos a sociedade civil, os governos e o setor privado para o bem da região.
Visão Geral da Posição
A posição de Educador(a) Social está localizada em Natal – RN e se reporta ao Coordenador de Abrigo. Atua no acolhimento de forma próxima e acessível no cotidiano, oferecendo escuta qualificada, apoio e orientação. Sua função é promover a convivência comunitária, estimular a autonomia e a corresponsabilidade coletiva, além de desenvolver atividades socioeducativas, culturais e recreativas que valorizem a identidade cultural e favoreçam a adaptação ao território. Também facilita o acesso a direitos e serviços públicos, apoia em demandas práticas e colabora diretamente com a equipe técnica, sendo um elo essencial entre a comunidade acolhida, a rede de proteção social e o abrigo.
Resumo das Principais Funções
As principais funções e responsabilidades do Educador(a) Social são as seguintes:
* Realizar acolhimento com escuta ativa, oferecer apoio diário e estabelecer vínculos de confiança, respeitando as diferenças culturais e linguísticas.
* Promover círculos de diálogos, rodas de conversa e atividades que estimulem a convivência comunitária, corresponsabilidade e a participação no abrigo.
* Estar próximo das famílias no dia a dia, oferecendo apoio, orientações e sendo acessível para demandas imediatas.
* Observar e relatar situações relevantes à equipe técnica, como vulnerabilidades, sinais de sofrimento emocional e conflitos.
* Facilitar a comunicação das famílias com a rede de serviços (saúde, assistência social, educação, trabalho) e apoiar na logística de deslocamento.
* Estruturar cronogramas semanais e mensais de atividades, garantindo a previsibilidade e a entrega de relatórios.
* Auxiliar na execução de atividades planejadas pela Assistente Social e pela Psicóloga, trabalhando em parceria com a equipe.
* Apresentar melhores práticas e orientações sobre higiene pessoal e coletiva e o autocuidado.
* Apoiar a adaptação das famílias ao território, sempre visando preservar e celebrar suas identidades culturais.
* Promover a valorização e o fortalecimento da cultura indígena, criando espaços para apresentação de músicas, danças, comidas típicas e costumes.
* Manter-se atualizado sobre eventos culturais e de lazer locais e apresentar a história da cidade para fortalecer o sentimento de pertencimento.
* Planejar e executar oficinas lúdicas, interativas e educativas, envolvendo adultos e crianças.
* Desenvolver atividades de leitura, alfabetização e reforço escolar, além de identificar dificuldades escolares e apoiar a mediação com as escolas.
* Organizar ações coletivas para crianças, como brincadeiras, jogos e contação de histórias, adaptando o conteúdo à faixa etária.
* Promover oficinas de precificação e divulgação de artesanatos, incentivando a comercialização e apoiando em eventos de exposição.
* Avaliar continuamente as atividades, ajustando-as às necessidades emergentes das famílias para garantir a eficácia do trabalho.
Conjunto de Habilidades Funcionais
* Flexibilidade e proatividade para atuar em contextos de crise.
* Empatia e escuta ativa, empática e não violenta.
* Autonomia e proatividade para atuar em contextos de alta complexidade.
* Habilidade para mediação e solução de problemas.
* Comunicação clara e objetiva.
* Sensibilidade social e cultural.
* Foco, adaptabilidade e ética de trabalho.
Habilidades e Experiências
Requisitos
* Experiencia em projetos de assistência social com populações em situação de vulnerabilidade, preferencialmente migrantes, refugiados ou grupos em contextos de crise humanitária.
* Entendimento de diferentes metodologias para planejar e executar atividades lúdicas, educativas e culturais para adultos e crianças.
* Competência para organizar, planejar e monitorar projetos sociais e educativos, estabelecendo metas e gerenciando recursos.
* Habilidade para elaborar relatórios, planejar atividades e registrar o trabalho de forma organizada.
* Comprovada experiência em trabalho com populações vulneráveis, preferencialmente migrantes e refugiados.
* Conhecimento de software, relatórios e planejamento de gestão de informações.
* Boa escrita, comunicação e habilidades interpessoais.
* Fluência (oral e escrita) em português e espanhol avançado.
* Ensino médio completo.
Qualificações Desejáveis
* Formação superior em áreas como Pedagogia, Serviço Social ou Psicologia são frequentemente preferidos e mais valorizados.
* Experiencia em atendimento e dos processos e fluxos atendimento abrigamento, documentação de refugiados, migrantes e apátrida em território brasileiro.
* A experiência prévia na área de Cooperação Internacional é uma vantagem.
* Inglês intermédio ou avançado é um diferencial.
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