Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle. Assessorar nas atividades de gestão de pessoas e pesquisas.
PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO
* Planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
* Identificar a política administrativa da instituição;
* Diagnosticar condições gerais da área de SST;
* Analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
* Comparar a situação atual com a legislação;
* Avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
* Mostrar impacto econômico de implantação da política;
* Mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
* Negociar a aplicabilidade da política;
IMPLANTAR A POLÍTICA DE SST
* Divulgar a política na instituição ou empresa;
* Administrar dificuldades de implantação;
* Coordenar equipes multidisciplinares;
* Gerenciar a aplicação da política de SST;
* Estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
* Elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
* Implementar programas preventivos e/ou corretivos;
* Implantar procedimentos técnicos e administrativos;
* Promover ação conjunta com a área de saúde;
* Desenvolver sistema de gestão de SST;
REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SST DA INSTITUIÇÃO
* Avaliar o ambiente de trabalho;
* Utilizar metodologia científica para avaliação;
* Realizar inspeção;
* Estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
* Avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
* Participar do sistema de gestão ambiental;
* Avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de SST e outros;
* Avaliar o desempenho do sistema;
* Supervisionar procedimentos técnicos;
* Realizar análise preliminar de risco (APR);
IDENTIFICAR VARIÁVEIS DE CONTROLE DE DOENÇAS, ACIDENTES, QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE
* Interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
* Validar indicadores de eficiência e eficácia;
* Adequar a política de SST às disposições legais;
* Identificar indicadores para replanejamento do sistema;
* Adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
* Verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
* Verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
* Estabelecer mecanismos de intervenção;
DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DE SST
* Identificar as necessidades educativas em SST;
* Promover ações educativas em SST;
* Elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
* Elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
* Formar multiplicadores;
* Implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
* Difundir informações;
* Utilizar métodos e técnicas de comunicação;
* Avaliar ações educativas de segurança e saúde;
* Participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
* Orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
* Participar de ações emergenciais;
INTEGRAR PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO
* Orientar as partes em SST;
* Promover reuniões com as contratadas;
* Assessorar nas negociações;
* Participar de perícias e fiscalizações;
PARTICIPAR DE NEGOCIAÇÕES DE TECNOLOGIAS E PROCESSOS DE TRABALHO
* Analisar a aplicação de tecnologia, e avaliar impacto.
* Inspecionar implantação;
* Estabelecer formas de controle dos riscos associados;
* Emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
INVESTIGAR ACIDENTES DE TRABALHO
* Selecionar metodologia para investigação de acidentes;
* Analisar causas de acidentes;
* Determinar causas de acidentes;
* Identificar perdas decorrentes do acidente;
* Elaborar relatório de acidente de trabalho;
* Propor recomendações técnicas;
* Verificar eficácia das recomendações;
COMUNICAR-SE
* Elaborar manual do sistema de gestão de SST;
* Elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
* Gerar relatórios de resultados;
* Documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
* Controlar atualização de documentos, normas e legislação;
* Revisar documentação de SST;
* Atualizar registros;
* Efetuar e acompanhar treinamentos;
* Realizar e acompanhar eventos;
* Organizar banco de dados;
* Alimentar rede de informações;
* Emitir parecer técnico;
* Registrar procedimentos técnicos;
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