Responsável pela gestão de riscos e controles internos, este especialista desempenha um papel fundamental na estratégia da empresa. Seu foco é o mapeamento dos controles internos, considerando o processo de desenho, implantação e avaliação do ambiente de controles internos.
Além disso, ele atualiza e gerencia a matriz de riscos e controles, realiza testes de controle, conformidade e mitigação de riscos, garantindo a aderência às normas e processos internos. Ele também elabora e acompanha cronogramas de verificações, aplicando metodologias pré-estabelecidas.
É responsável por garantir a gestão adequada dos limites aceitáveis de riscos, conforme legislação vigente e diretrizes das empresas. Além disso, ele reporta informações de forma confiável e tempestiva à administração e apoia à organização quanto à gestão de riscos e estruturação de controles internos.
A coordenação da avaliação dos processos operacionais com foco em riscos e controles internos, indicadores, não conformidades, reclamações de cliente e outras informações é outra responsabilidade do especialista. Ele identifica possíveis riscos e recomenda controles internos objetivando orientar sobre as adequações necessárias para máxima eficiência e mitigação de risco.
Para isso, ele realiza treinamentos e demais atividades de divulgação do processo de gestão dos riscos e controles internos das empresas com o objetivo de consolidar a cultura. Além disso, ele garante o conhecimento dos processos das empresas e/ou regulamentos internos e externos, acompanha as tendências, o potencial de riscos e participa ativamente da criação e implementação de mecanismos de prevenção e mitigação de riscos.
Por fim, ele coordena a realização de pareceres consultivos de riscos no âmbito estratégico e operacional, bem como acompanha a implantação das recomendações propostas. O especialista também recomenda, avalia e monitora planos de ação oriundos da identificação de riscos e gestão de controles internos e busca sinergia permanente com a função auditoria interna para que o planejamento anual e consecução das atividades das áreas de riscos, controles internos e auditoria interna sejam feitos com base numa visão corporativa integrada de processos e os respectivos riscos/controles internos.