Responsabilidade Financeira
Vamos discutir o papel de um gestor financeiro especializado. Nesse contexto, a responsabilidade principal é garantir que as finanças da empresa estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.
Contabilidade e Relatórios Financeiros
Tarefas principais:
* Liderar a equipe em desenvolvimento contábil com base na IFRS, garantindo alinhamento com as políticas do Grupo;
* Orientar a equipe para projetar e implementar processos e sistemas de controle interno, protegendo ativos e garantindo precisão dos relatórios financeiros;
* Orientar a equipe na elaboração e apresentação exata das demonstrações financeiras mensais e do pacote de relatórios semestrais e anuais do Grupo;
Orçamento, Previsão e Análise Financeira
Tarefas principais:
* Liderar a equipe no desenvolvimento do orçamento anual e previsão móvel, garantindo alinhamento com os requisitos da gestão local e do conselho;
* Monitorar desempenho financeiro em relação ao orçamento e às previsões, identificando variações e analisando causas subjacentes;
* Fornecer informações financeiras estratégicas para impulsionar resultados do negócio, fazendo correções oportunas para alcançar objetivos do negócio;
Custeio para Planejamento de Fabricação e Tratamento
Tarefas principais:
* Liderar a equipe em colaboração com custeio do Grupo para estabelecer e aprimorar sistemas, processos e ferramentas para custeio de planejamento de fabricação e tratamento;
* Fornecer análise de custos abrangente para identificar oportunidades potenciais de redução de custos e impulsionar eficiência operacional;
Imposto
Tarefas principais:
* Liderar a equipe em colaboração com tributária do Grupo para garantir plano fiscal ideal e execução eficiente;
* Orientar a equipe para garantir envio oportuno de declarações fiscais locais e conformidade com todos os regulamentos relevantes;
Tesouraria
Tarefas principais:
* Colaborar com tesouraria do Grupo para desenvolver e implementar estratégia bancária local;
* Liderar a equipe para desenvolver políticas e processos de gestão de caixa, estabelecendo sistema de tesouraria efetivo e eficiente;
* Construir modelo de projeção de caixa robusto, monitorar posição de caixa da empresa e garantir liquidez suficiente para operações do negócio;
Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Tarefas principais:
* Fornecer liderança e orientação fortes para a equipe de finanças, cultivando cultura de melhoria contínua e desenvolvimento profissional;
* Melhorar e reforçar competência profissional da equipe, garantindo alinhamento com padrões do Grupo e capacidade de atender requisitos de negócios locais e globais de forma eficaz;
Colaboração
Tarefas principais:
* Atuar como ponte crítica entre sede do Grupo e empreendimento conjunto, facilitando comunicação eficaz e alinhando objetivos;
Qualificações
Requisitos:
* Graduação ou superior em Finanças, Contabilidade ou campo relacionado;
* A certificação CPA, ACCA ou equivalente é altamente preferida;
* Um mínimo de 15 anos de experiência profissional, com 3-5 anos de experiência em uma empresa de auditoria Big 4 sendo um plus;
* Experiência demonstrada em funções de gestão financeira dentro de corporações multinacionais;
* Fluente em inglês, tanto escrito quanto falado, o que é essencial; Português é necessário;
* Experiências na mesma indústria também é vantajoso.
Competências Chave
Requisitos:
* Profundo conhecimento das IFRS e GAAP;
* Capacidade de liderança comprovada, excelente comunicação e habilidades interpessoais, com capacidade de trabalhar eficazmente em todas as culturas e geografias;
* Alto nível de integridade e profissionalismo;
* Forte capacidade de gerenciar múltiplas prioridades e entregar resultados dentro de prazos apertados;
Dica
Se você tem habilidade e paixão por gestão financeira e quer ter um papel-chave em uma equipe de sucesso, este pode ser o cargo certo para você.