Formação: Ensino Superior Completo em Engenharia ou áreas afins; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (com registro no CREA).Conhecimentos Específicos / Habilidades: Conhecimentos das Normas Regulamentadoras; Conhecimento da Legislação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Auditor Interno ISO 14001 e 45001; Domínio do Pacote Office. Assessorar o parque fabril em assuntos de segurança do trabalho, através de conhecimentos técnicos, a fim de que os colaboradores tenham o suporte necessário; Gerir e participar da implementação das normas e regulamentos de segurança do trabalho, através de atualizações sistêmicas, a fim de manter a gestão dos requisitos legais; Analisar projetos de obras e equipamentos, utilizando sistemas e recursos de engenharia, com vista à segurança do trabalho; Implantar e gerenciar sistemas de proteção contra incêndios, através de elaboração de procedimentos e planos, visando manter o controle contra catástrofes; Determinar e delimitar áreas de periculosidade, insalubridade e outras, utilizando legislação vigente, emitindo parecer, laudos técnicos e indicação de mediação de controle; Analisar acidentes, investigando as causas, propondo medidas corretivas e preventivas, a fim de evitar novos eventos e recorrências; Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar riscos, acompanhando o controle do recebimento e da expedição, com objetivo de estabelecer controles adequados de segurança do trabalho; Assegurar a divulgação e treinamento de assuntos de segurança do trabalho, através de recursos áudios visuais e de palestras, a todos os níveis da empresa, visando o aumento de cultura de segurança; Trabalhar de acordo com as normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental, cumprindo os requisitos necessários, com o objetivo de manter a melhoria contínua; Preparar o PPRA e participar da elaboração do PCMSO, utilizando recursos necessários, visando a atualização constantes dos programas; Interagir com órgãos públicos que tenham relação direta com as áreas de Segurança (Corpo de Bombeiros, Ministério do Trabalho, entre outras), através de vias de comunicações, para manter o cumprimento dos requisitos legais; Ser responsável legal da CIMED, verificando os requisitos pertinentes para questões de Segurança do Trabalho, com o objetivo de atendimento aos requisitos legais; Desenvolver e implementar projetos de melhoria contínua, utilizando as ferramentas de gestão, visando a otimização de custos, melhoria da qualidade e desempenho das atividades relacionadas ao Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Participar da equipe técnica na elaboração dos documentos legais pertinentes à área, utilizando os recursos disponíveis, com o objetivo de manter a atualização de documentações pertinentes.