Realizar análise jurídica dos imóveis é responsabilidade crucial para este cargo. É necessário realizar uma avaliação minuciosa e precisa das características legais dos imóveis, garantindo que todos os procedimentos sejam rigorosamente seguidos.
O Auxiliar Jurídico trabalhará em estreita colaboração com a equipe de negócios para garantir que todos os contratos sejam elaborados corretamente, seguindo as regras e regulamentações aplicáveis.
Além disso, o profissional será responsável por verificar documentos, solicitar guias de FRJ e ITBI, acompanhar a assinatura dos contratos e enviar documentação ao cartório. Também será necessário realizar pesquisas cadastrais e solicitar Certidões negativas de compradores, vendedores e imóveis.
A solução de conflitos é fundamental para esse papel. O profissional deve ser capaz de analisar situações complexas e encontrar soluções criativas e eficazes.
Para desempenhar essas tarefas, o profissional precisará utilizar sistemas como Vista CRM, PipeImob, Drive Google, SmallPdf, clicksign, ONR, Betha, Casan, Celesc e Registro Civil.
O Auxiliar Jurídico também deve estar preparado para lidar com questões de Aforamento, aquisições com FGTS a menos de 3 anos, divergências de informações endereço e finalidade do imóvel no IPTU, gravames na matrícula e dados dos proprietários.
O profissional será responsável por confeccionar o termo de entrega de chaves, inventário de móveis, carta de preferência (casos de imóveis locados) e declaração de intermediação e aditivos.
Além disso, o profissional precisará realizar ajustes e complementações no contrato/escritura e providenciar a minuta da Escritura junto ao cartório de preferência do cliente ou orientado pela Gralha (Cartório Salles).
O Auxiliar Jurídico também será responsável por fazer a solicitação de guias de ITBI, Laudêmio, FRJ (Fundo de reaparelhamento Judiciário) ao Setor de Registro Publico e acompanhar os protocolos do Registro junto ao setor de Registro público.
Por fim, o profissional precisará organizar processo para assinatura eletrônica/presencial e comprovar todos os atos do processo.
E ainda:
- Utilização de ferramentas de gestão de projetos.
- Conhecimento de processos de assinatura digital.
- Capacidade de trabalhar sob pressão e cumprir prazos apertados.
- Muito bom senso crítico e julgamento.
- Excelente capacidade de comunicação e trabalho em equipe.