Realizar os exames de audiometria utilizando o sistema SAP/SOC (ou outro sistema a ser adotado pela BRF);
Elaborar o PCA, em conjunto com o médico do trabalho e garantir a implantação na unidade;
Encaminhar para avaliação do médico do trabalho todos os casos de funcionários com perdas auditivas, de origem ocupacional ou não, fazer acompanhamento do caso até seu desfecho;
Encaminhar para avaliação do médico do trabalho todos os funcionários que apresentarem alterações anatômicas ou funcionais que dificultem ou impeçam o uso do protetor auditivo e garantir adequado registro;
Participar das reuniões mensais com equipe multidisciplinar, com objetivo de análise e monitoramento do PCA;
Realizar o levantamento de perdas auditivas das áreas e correlacionar com nível de ruído e outros fatores de risco com o apoio da área de SST.
Auxiliar o médico do trabalho responsável pelo PCMSO na investigação das perdas auditivas;
Avaliar o estado de conservação dos protetores auditivos e solicitar a troca quando necessário documentando e utilizando o Sistema de Gestão de EPIs;
Participar de projetos e implantações que visem a proteção auditiva do colaborador ou eficácia da atenuação dos EPIs quando necessária;
Realizar treinamento conforme periodicidade definida em documento base sobre o uso, higienização, guarda e conservação correta dos protetores auditivos fornecidos. A capacitação também deverá abranger orientações relacionadas aos cuidados e preservação da audição;
Realizar o gerenciamento audiométrico de todas as audiometrias alteradas. As informações devem estar registradas em sistema BRF;
Atualizar mensalmente indicadores referentes ao PCA incluindo, mas não limitado a: 1. N° total de desencadeamentos/agravamentos mensais com investigação; 2. N° de Perdas Auditivas Ocupacionais por GHE e CATs abertas; 3. No de Perdas Auditivas Não Ocupacionais por GHE; 4. N° total de audiometrias previstas X realizadas; 5. Número de audiometrias realizadas X resultados alterados;
A implantação e execução do PCA é parte integrante do conjunto de ações e iniciativas das áreas de saúde e segurança do trabalho da empresa, com enfoques na conservação auditiva e prevenção da progressão da perda auditiva.
O PCA deve estar articulado com o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGRO) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Formação em Fonoaudiologia com especialização.
Possuir conhecimento em PCA e atuação em saúde ocupacional.