Uma vez que a indústria paralisa-se devido a problemas mecânicos, o profissional da área é responsável por realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos turbinas, bombas, esteiras, moinhos, elevadores e outros dispositivos.
O objetivo é garantir que os sistemas funcionem regularmente e eficientemente. Para isso, é necessário desmontar os equipamentos, verificar defeitos, realizar reparos ou trocas necessárias, montar e testar serviços realizados com ferramentas adequadas.
A manutenção também inclui reparar partes mecânicas de painéis de comando, ajustar e lubrificar componentes para garantir o funcionamento regular dos sistemas industriais.
Além disso, o profissional realiza recondicionamentos de peças e componentes mecânicos avariados utilizando ferramentas necessárias, reaproveitando-os e revisando os equipamentos para recuperar suas condições normais de funcionamento.
Ainda há atividades rotineiras como executar plano de manutenção diariamente, garantindo a integridade e a disponibilidade dos equipamentos industriais. É fundamental respeitar normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios durante as atividades.