Empregar recursos como cinesioterapia, eletro termoterapia, mecanoterapia, fisioterapia respiratória, ventilação mecânica e demais técnicas, a fim de tratar de doenças, sequelas e demais afecções, em pacientes internados no hospital geral e UTI adulto e infantil, procurando recuperar e ou amenizar as consequências de tais doenças.
Responsabilidades e atribuições
* Prescrever e executar terapêutica cardiorrespiratória e neuro-músculo-esquelética do paciente crítico ou potencialmente crítico;
* Aplicar métodos, técnicas e recursos de expansão pulmonar, remoção de secreção, fortalecimento muscular, recondicionamento cardiorrespiratório e suporte ventilatório do paciente crítico ou potencialmente crítico;
* Aplicar medidas de controle de infecção hospitalar;
* Realizar posicionamento no leito, sedestação, ortostatismo, deambulação, além de planejar e executar estratégias de adaptação, readaptação, orientação e capacitação dos clientes/pacientes/usuários, visando a maior funcionalidade do paciente crítico ou potencialmente crítico;
* Avaliar e monitorar os parâmetros cardiorrespiratórios, inclusive em situações de deslocamento do paciente crítico ou potencialmente crítico;
* Avaliar a instituição do suporte de ventilação não invasiva; gerenciar a ventilação espontânea, invasiva e não invasiva;
* Avaliar a condição de saúde do paciente crítico ou potencialmente crítico para a retirada do suporte ventilatório invasivo e não invasivo; realizar o desmame ventilatório do paciente em ventilação mecânica;
* Manter a funcionalidade e gerenciamento da via aérea natural e artificial;
* Avaliar e realizar a titulação da oxigenoterapia e inaloterapia;
* Determinar as condições de alta fisioterapêutica;
* Prescrever a alta fisioterapêutica;
* Registrar em prontuário consulta, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, evolução, interconsulta, intercorrências e alta fisioterapêutica;
* Emitir pareceres e relatórios; R
* Realizar atividades de educação em todos os níveis de atenção à saúde, e na prevenção de riscos ambientais e ocupacionais.
* Participar de reuniões com a equipe multiprofissional para discussão de casos clínicos de pacientes a fim de promover maior benefícios ao paciente no que diz respeito ao tratamento e condutas;
* Orientar pacientes e/ou familiares quanto ao posicionamento, mobilização e cuidados específicos em domicílios com pacientes dependentes, com doenças e seqüelas mais graves ou acamados.
Requisitos e qualificações
* Ensino superior completo em Fisioterapia;
* CREFITO ativo;
* Especialização em Fisioterapia Respiratória/Hospitalar;
* Desejável experiência na área hospitalar adulto e infantil;
* Conhecimento em informática.
Informações adicionais
Horário de trabalho: Escala 5x2 das 07:00 às 13:00.
A SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos, de 04/03/1966, de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão.
Nosso compromisso é promover uma cultura de inclusão da diversidade, que capacita nossos colaboradores a contribuir com o seu melhor. Todos os candidatos qualificados serão considerados para as vagas, sem distinção de etnia, religião, orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero, idade, raça, nacionalidade ou deficiência.
A SPDM é uma empregadora de igualdade de oportunidades de emprego para todas as pessoas que assim atendam os requisitos mínimos.
Valorizamos o compartilhamento de ideias, o desenvolvimento de uma cultura de trabalho em equipe, respeito a diversidade e inclusão.
MISSÃO
Atuar com excelência na atenção à saúde sem preconceito, distinção ou classificação dos cidadãos.
VISÃO
Ser reconhecida como organização filantrópica brasileira em saúde de maior abrangência e competência.
VALORES
* Capacitação
* Compromisso social
* Confiabilidade
* Empreendedorismo
* Equidade
* Ética
* Humanização
* Qualidade
* Sustentabilidade ecológica, econômica e social
* Tradição
* Transparência
O Hospital
O Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene", destaca-se pelo atendimento e leva o que há de mais avançado em conhecimento médico até a comunidade, buscando uma saúde pública digna, com qualidade e compromisso social, sendo referência para a população de Sorocaba em aproximadamente habitantes. O HRS atenderá a região da DRSXVI Sorocaba (48 municípios) e 15 municípios das Regiões de Saúde de Mananciais e Rota dos Bandeirantes, totalizando uma população de habitantes (IBGE – 2016), através da Central de Regulação de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo.
O Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene", conta com leitos clínicos adulto, cirúrgicos, pediátricos, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, pronto atendimento e ambulatório de especialidades, além de uma unidade de cirurgia ambulatorial, onde são realizadas cirurgias eletivas, com internação e alta no mesmo dia do procedimento.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento a nossos pacientes, prestando serviços com humanização.