Esta oportunidade de trabalho está aberta a qualquer pessoa, independentemente de religião, cor, deficiência física ou mental não incapacitante para o trabalho, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. O CIEDS é contrário a qualquer forma de discriminação e está comprometido com a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades. Se você acha que pode se beneficiar da nossa política de ação afirmativa, por favor, informe na sua candidatura. Missão da VagaFornecer atendimento individualizado às crianças do Projeto Sementes da Inclusão, visando o desenvolvimento das habilidades comunicativas e a promoção da inclusão social, em alinhamento com as metas e indicadores estabelecidos pelo projeto. Principais Responsabilidades: Participar das formações e capacitações promovidas junto às famílias, oferecendo orientações e suporte técnico. Integrar-se às sessões de hortaterapia, contribuindo com intervenções que favoreçam a comunicação e interação das crianças. Articular e manter diálogo com órgãos públicos, escolas, CRAS, CREAS e outras instituições parceiras, fortalecendo a rede de apoio às famílias e crianças atendidas. Dialogar com as famílias sobre as dificuldades observadas durante os atendimentos individualizados, registrando informações relevantes em prontuário e realizando encaminhamentos quando necessário. Participar, juntamente com a equipe multidisciplinar, de eventos do projeto (como piqueniques e outras atividades), promovendo a integração entre famílias e crianças. Registrar de forma contínua a evolução da criança no prontuário, monitorando avanços e necessidades de ajustes nas intervenções. Acompanhar as metas e indicadores do projeto em conjunto com a equipe, contribuindo para a avaliação e melhoria das ações desenvolvidas. Requisitos Formação superior completa em Fonoaudiologia. Pós-graduação (concluída ou em andamento). Vivência mínima 1 ano a 2 anos na função. Conhecimentos Específicos: Avaliação e intervenção fonoaudiológica infantil, especialmente voltada para crianças com transtornos do desenvolvimento e dificuldades de comunicação. Técnicas de estimulação da linguagem oral e escrita, além de habilidades sociais e comunicativas. Conhecimentos sobre inclusão escolar e social, bem como estratégias de adaptação de comunicação para diferentes contextos. Intervenções interdisciplinares, com capacidade de atuar em parceria com psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e outros profissionais. Práticas de orientação familiar, para promover a continuidade do trabalho terapêutico no ambiente doméstico. Prontuário e registro clínico, com noções de documentação e indicadores de evolução terapêutica. Noções de políticas públicas e rede de proteção social (CRAS, CREAS, escolas, saúde pública) para encaminhamentos adequados. Dinâmicas de grupo e rodas de conversa, especialmente para trabalhar com famílias e equipes multidisciplinares. Conhecimento básico sobre hortaterapia ou disposição para atuar em atividades integradas nesse contexto. Diferencial: Experiência prévia com crianças atípicas (TEA, TDAH, Síndrome de Down, deficiências intelectuais ou múltiplas). Formação ou cursos complementares em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Vivência em projetos sociais, comunitários ou de inclusão escolar. Experiência em orientação e capacitação de famílias ou cuidadores. Participação prévia em equipes interdisciplinares (psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, etc.). Conhecimento em metodologias lúdicas e terapias integrativas (ex: hortaterapia, musicoterapia). Experiência com desenvolvimento de relatórios e indicadores de evolução terapêutica. Habilidade em articulação com rede de apoio (escolas, órgãos públicos, CRAS, CREAS).