Responsabilidades do Profissional:
Realizar avaliação inicial de pacientes, familiares e possíveis agressores, focando na situação de violência contra crianças e adolescentes, com ênfase na defesa, tratamento e proteção integral das vítimas.
Promover ações de prevenção, diagnóstico e definição do nível de gravidade da violência, bem como das medidas de proteção e tratamento necessárias para interromper o ciclo de violência, especialmente em contextos intrafamiliares, minimizando danos físicos, mentais e sociais.
Definir o processo de tratamento para vítimas e agressores (quando passíveis de tratamento), garantindo acompanhamento interdisciplinar e intersetorial para prevenir a continuidade da violência.
Prestar atendimento psicoterapêutico a crianças, adolescentes e adultos responsáveis por vítimas de violência.
Elaborar laudos, pareceres, relatórios e realizar perícias judiciais, quando nomeado.
Participar de reuniões e decisões relacionadas ao acompanhamento de casos de violência, mantendo trabalho conjunto com instituições de proteção às crianças e adolescentes.
Participar de audiências judiciais, reuniões da Rede de Proteção, escolas e outras instituições, para discutir a situação de violência, seu diagnóstico e estratégias de intervenção.
Engajar-se em programas de educação continuada, pesquisas e estudos voltados à prevenção da violência intrafamiliar e à proteção de crianças e adolescentes.
#J-18808-Ljbffr