Missão do cargo
A partir das políticas e objetivos específicos definidos, é responsável por planejar, organizar e coordenar as atividades de compras de produtos e serviços de sua área de atuação, adquiridos no mercado internal e externo, quando aplicável, assegurando as ações operacionais ao menor custo possível, qualidade determinada e contribuindo assim para atendimento das metas de resultados e lucratividade da organização.
Principais atribuições
Planejamento e Coordenação de Compras
Planejar e coordenar as compras de materiais e serviços da organização, garantindo boas condições comerciais e atendimento dos requisitos informados.
Participar da elaboração do orçamento anual, efetuando o acompanhamento referente a sua área e assegurando seu cumprimento.
Manter devidamente atualizado o relacionamento Item X Comprador no sistema, garantindo distribuição equilibrada dos processos de compras.
Conduzir processos de RFI, RFP e RFQ, estruturando estratégias de sourcing alinhadas ao plano de negócios.
Garantir abastecimento com equilíbrio entre custo, prazo e nível de serviço.
Gestão da Equipe de Compras
Coordenar a equipe, promovendo alinhamento com metas da área e políticas da organização.
Realizar feedbacks, sessões de 1:1 e promover o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe.
Realizar reuniões periódicas para análise de performance e definição de novas metas.
Liderar negociações de alto impacto com fornecedores estratégicos.
Participar da definição de normas e procedimentos, conduzindo treinamentos para o time.
Promover cultura de inovação e melhoria contínua dentro da equipe.
Gestão de Fornecedores
Acompanhar o processo de avaliação de fornecedores via sistema, atuando sobre desempenhos fora dos critérios estabelecidos.
Desenvolver novos fornecedores, promovendo a diversificação da base e mitigação de riscos.
Manter relacionamento com fornecedores-chave, promovendo inovação e parceria estratégica.
Acompanhar tendências e benchmarks de mercado para identificar novas fontes de suprimentos.
Análise de Dados e Indicadores de Performance
Realizar spend analysis mensal por categoria para definição de estratégia de atuação.
Acompanhar os KPIs da área mensalmente e mapear oportunidades.
Gestão de Contratos e Compliance
Analisar e aprovar processos de compras nacionais e internacionais dentro da alçada estabelecida.
Acompanhar processos de importação com foco em desembaraço e logística eficiente.
Garantir que todos os processos estejam em conformidade com normas e políticas internas.
Promover ética e integridade nas relações com fornecedores e stakeholders internos.
Relacionamento com Stakeholders Internos
Atuar como ponto focal da área de compras junto aos clientes internos.
Participar de reuniões com as áreas clientes entendendo necessidades e propondo soluções estratégicas.
Apoiar projetos multidisciplinares e garantir o alinhamento entre o plano de compras e os objetivos de negócio.
Inovação, ESG e Digitalização
Promover a digitalização e automação de processos da área de compras (uso de plataformas, RPA, IA, e-sourcing).
Integrar critérios ESG nos processos de compras e seleção de fornecedores.
Buscar tendências e soluções inovadoras que agreguem valor à organização, como novos modelos de contrato, metodologias ágeis e tecnologias emergentes.
Formação acadêmica
Ensino Superior completo.
Requisitos
Experiência consolidada com Strategic Sourcing, Procurement, gestão de categoria, contratos, relacionamento com fornecedor;
Experiência com gestão de time e projetos;
Análise de Dados e Spend Analysis;
Conhecimento em Pacote Office e SAP;
Inglês avançado.
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