Sobre a função
Líder de Operações
* Aeroporto de Maceió (MCZ)
Responsabilidades e atribuições
Nossa empresa opera em 30 aeroportos, garantindo que todos os voos recebam o melhor atendimento com o máximo de agilidade. Nossas equipes são reconhecidas pela dedicação, profissionalismo, ética, qualidade e expertise apresentados.
Globalmente, nossa empresa foi fundada em 1959, possui mais de 46.000 funcionários divididos em 38 países nos 6 continentes, com atuação em 136 aeroportos e auxiliando mais de 347 clientes.
O Líder de Operações ficará responsável por liderar a equipe de operadores de equipamentos e auxiliares de rampa, atuando com assertividade na gestão de pessoas e processos operacionais para promover o desenvolvimento do grupo e do setor, além de garantir aderência da equipe às normas, políticas e procedimentos do departamento e da empresa.
Atividades principais
1. Liderar a equipe de operadores de equipamentos e agentes de bagagem e rampa, promovendo o desenvolvimento profissional do grupo (formação de sucessores), coordenar as atividades e processos inerentes ao atendimento de aeronaves em solo (chegada e partida), atuando em conjunto com as demais áreas envolvidas na operação visando garantir a pontualidade do voo com qualidade e segurança, segundo as normas e procedimentos publicados no MGO, realizar o procedimento de inspeção visual na fuselagem da aeronave nas chegadas e partidas (walkaround);
2. Coletar, compilar e compartilhar antecipadamente com os demais colaboradores da equipe, dados e informações referentes à operação a ser processada, definir e atribuir responsabilidades ao grupo de trabalho de maneira planejada, analisando a operação “in loco”, estabelecendo objetivos de acordo com a priorização de demandas e atividades;
3. Analisar as irregularidades ou situações de risco identificadas, atuando na correção e prevenção através da realização de briefings operacionais e do reporte para demais setores envolvidos;
4. Identificar e reportar oportunidades de melhoria nos processos de rampa, seja de maneira micro e/ou macro, realizar briefings operacionais e comportamentais, promover reuniões, dar feedback;
5. Coordenar todas as atividades pertinentes à movimentação de equipamentos de rampa durante o descarregamento e carregamento de bagagens e cargas das aeronaves, orientando os colaboradores durante as operações quanto à logística de atividades, análises de sinistralidades e agindo frente a possíveis ocorrências a fim de evitar rupturas operacionais e perda de qualidade nos serviços executados.
Requisitos e habilidades
* Ensino Superior é um diferencial;
* Visão analítica e sistemática, para tomadas de decisões;
* Disponibilidade de horário;
* Conhecimento intermediário no pacote Office;
* Conhecimento em processo de atendimento ao cliente;
* Capacidade de liderança e gestão de pessoas.
Características físicas
* Coordenação motora ampla e fina;
* Destreza;
* Articulação dos membros superiores e dos inferiores;
* Postura em bipedestação;
* Locomoção e deambulação por toda extensão do aeroporto;
* Condução do veículo para transportes internos no pátio do aeroporto.
Características sensoriais
* Acuidade visual;
* Percepção auditiva;
* Detecção de sinais sonoros emergenciais em áreas operacionais.
Características neuropsíquicas
* Atenção;
* Concentração;
* Habilidade organizacional;
* Criatividade;
* Interpretação de dados;
* Iniciativa para solução de situações causais.