Atua em Psiquiatria de Equipe
O papel principal do psiquiatra é trabalhar em equipe multiprofissional para oferecer cuidados individuais e interdisciplinares de saúde, além de atuar como matriciador na discussão técnica dos casos acompanhados.
Promover a saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho através de ações colaborativas, especializadas e multidisciplinares para toda força de trabalho.
Realizar abordagem em situações de violência no trabalho, incluindo violências sexuais.
Realizar análise da relação da saúde mental individual e coletiva e suas condições de trabalho, relações sociais, orientação e encaminhamento para Programas de Saúde.
Realizar interface com médico assistente para adequado subsídio nas avaliações de Saúde Mental, quando necessário.
Realizar atendimento de emergência psiquiátrica sempre que demandado durante seu atendimento de rotina.
Desenvolver ações estruturadas, integradas aos diversos programas desenvolvidos.
Elaborar relatórios e apoiar na gestão dos indicadores, utilizando os sistemas e ferramentas de gestão.
Executar as ações previstas nos Programas de Promoção da Saúde.
Formular pareceres técnicos sobre assuntos de sua especialidade.
Propor, planejar e gerir abordagem específica, com orientações e monitoramentos regulares.
Prestar orientações de saúde, atendimento e monitoramento em demandas e programas de saúde que possam envolver dependência química, qualidade de vida, saúde mental, relacionamento interpessoal e profissional.
Prestar orientações, realizar acolhimento de saúde abordagem específica em situações de violência no trabalho, de forma individualizada e coletiva.
Assessorar às lideranças, gerências, recursos humanos, SMS e demais integrantes do Serviço de Saúde quanto aos riscos psicossociais do trabalho.
Elaborar material, proferir palestras e atuar em práticas educativas sobre temas relacionados à saúde do trabalhador e promoção da saúde.
Realizar consolidação e análise crítica de dados.
Realizar consultas compartilhadas com equipe multidisciplinar.
Matriciar equipes.
Realizar visitas domiciliares e hospitalares.
Registrar as informações e atendimento em formulários próprios e/ou sistemas informatizados.
Propor, planejar e executar atividades coletivas, promovendo espaços de diálogo e utilizando estratégias adequadas para sensibilização, engajamento e protagonismo dos trabalhadores.