A rede de atenção às urgências e emergências se caracteriza pela rápida resposta aos quadros agudos de natureza clínica ou traumática que ocorrem fora do ambiente hospitalar. É fundamental para garantir suporte e a sobrevivência das pessoas vitimadas por quadros de maior gravidade.
A SPDM/PAIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo André, é responsável pela gestão de 01 Pronto Atendimento (PA), 06 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
**Responsabilidades e atribuições**
Administrar e avaliar os contratos terceirizados de prestação de serviços: higiene e limpeza, remoções de pacientes,
segurança patrimonial, exames laboratoriais, novos contratos e prestadores de serviços eventuais; Administrar os
recursos financeiros com parcimônia e racionalidade, prestando contas às Áreas do Corporativo nos prazos
estabelecidos; Gerenciar o quadro administrativo e assistêncial, supervisionando suas rotinas, buscando o
estabelecimento de padrões e manutenção da qualidade; Planejar, dirigir e controlar os recursos materiais e
financeiros da unidade de saúde; Manter integradas as equipes administrativas e assistênciais na execução dos
processos de trabalho; Garantir a qualidade no processo de coleta, processamento e consolidação dos dados
referentes a indicadores de produção e qualidade; Planejar e executar formas de comunicação eficientes com a
população em geral; Prestar esclarecimentos à organização e órgãos competentes, sempre que formalmente
imprensa e veículos de comunicação em geral, remetendo à acessória de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde;
Avaliar regularmente o desempenho das equipes administrativas, fazendo o uso de ferramentas especiais para este
fim; Avaliar regularmente com o Gerente o desempenho das equipes assistênciais, bem como consolidar os dados
pertinentes a esta análise; Estabelecer calendário de reuniões com as equipes para avaliação conjunta de resultados;
Realizar a gestão humanizada e democrática da equipe de trabalho; Realizar controles administrativos, acompanhar
indicadores quantitativos e qualitativos do Programa; Participar de reuniões, na Instituição e Secretaria Municipal de
Saúde e suas coordenações, sempre que convocado; Garantir que sejam cumpridas as diretrizes da Instituição em
relação aos procedimentos de Recursos Humanos, observando os prazos, ofícios e circulares vigentes; Zelar pela
guarda dos recursos materiais em geral, respondendo pelo patrimônio relacionado em inventário, conferido e
atualizado periodicamente; Realizar a questão administrativa da equipe médica dos prontos socorros; Participar das
ações de parceria entre a unidade de saúde e as instituições de ensino, considerando a indissociabilidade da relação
entre ensino e serviço, apoiando o desenvolvimento de campos de estágio, pesquisa e/ou residência no seu setor de
trabalho; Apoiar e propiciar condições para aquisição de conhecimentos no campo profissional de estagiários e/ou
residentes nas atividades assistênciais sob sua responsabilidade, quando solicitado e conforme avaliação junto ao
gestor imediato; Observar o cumprimento dos aspectos éticos envolvidos na assistência ao usuário, quando os
espaços de atendimento e a realização de procedimentos envolva a participação de estagiários, pesquisadores e/ou
residentes; Participar das oportunidades de formação e desenvolvimento ofertadas como contrapartida pelas
instituições de ensino;
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior Completo na Área de Saúde (exceto Medicina) ou Administração de Empresas.
- Especialização - Pós - Graduação e/ou Especialização Completa em Administração Hospitalar, Gestão em Saúde.
- Experiência comprovada em cargo de Gestão em UPA.
**Informações adicionais**
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade ec