O cargo de Analista de Desenvolvimento de Engenharia envolve diversas responsabilidades, como:
Lançar notas fiscais para materiais e serviços prestados;
Atualizar o cronograma de execução do projeto e informar sobre o status atual;
Conferir e acompanhar aprovações de reclassificações CAPEX;
Enviar atualizações das plantas;
Auxiliar no desenvolvimento da gestão de projetos da companhia;
Solicitar recursos adicionais para a implementação de novos projetos;
Integrar e controlar acessos de terceiros na unidade;
Garantir a transmissão do escopo de projetos ao mercado e verificar se os fornecedores receberam corretamente as informações;
Acompanhar o plano de execução dos projetos e garantir sinergia entre as áreas envolvidas e clientes;
Inspectar obras e projetos realizados;
Elaborar relatórios descritivos e escopos para processos de contratação de novos projetos;
Realizar gestão financeira do Capex (levantamento de estimativa, interferências entre projetos, necessidades emergenciais e recursos limitados);
Elaborar gráficos de curva S para acompanhamento físico e financeiro de CAPEX;
Solicitar e acompanhar paradas de fábrica para intervenção em projetos;
Elaborar plano de gerenciamento de projetos da empresa;
Acompanhar aprovações de projetos, licenças, autorizações e alvarás junto aos órgãos públicos;
Realizar validações técnicas de equipamentos nas unidades fabris;
Prosseguir com a busca por tecnologias novas para implementação em projetos;
Alimentar indicadores da área;
Prestar atendimento a clientes internos relacionados à área;
Analisar e propor melhorias nas rotinas da área para otimizar a operação do setor;
Realizar pagamentos a fornecedores, compras de materiais e ajudar na elaboração orçamentária da área.
Para exercer esse papel, é necessário:
Possuir habilitação de categoria B;
Estar disponível para viagens;
Ter conhecimento em softwares de modelagem e simulação, como AutoCAD e MS Project;
Ser capaz de realizar gestão de projetos;
Entender os princípios e técnicas de gestão de projetos, incluindo o desenvolvimento de cronogramas, controle de custos, gerenciamento de riscos e solução de problemas;
Ter compreensão dos requisitos e práticas de segurança no ambiente de construção;
Ser capaz de ler, interpretar e compreender projetos arquitetônicos e de engenharia, incluindo plantas, cortes, detalhes construtivos e especificações técnicas;
Ter conhecimento em análise de risco;
Ter conhecimento em gestão de custos;
Ter conhecimento em normas e regulamentações;
Ter conhecimento em gestão de suprimentos e cadeia de suprimentos.