Requisito fundamental para esse papel é ter graduação em Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação ou áreas afins. Além disso, a experiência em atividades relacionadas à área de marketing é essencial. Para atuar nessa função com eficácia, é preciso dominar o Pacote Office e ter familiaridade com ferramentas de redes sociais.
Além disso, é necessário ter boa redação, criatividade e organização. É importante ainda ter um perfil proativo e comunicativo, com foco em trabalho em equipe.
As responsabilidades do Assistente de Marketing incluem apoiar a execução do plano anual de marketing do shopping center, incluindo campanhas promocionais, eventos e ações institucionais. É necessário realizar interface com lojistas para divulgação de campanhas e projetos de engajamento, além de acompanhar performance de campanhas de mídia online e offline, realizando controle de orçamento e cronogramas.
Também é necessário atualizar canais de comunicação do shopping, como site, redes sociais e mall TV, e produzir relatórios de resultados e análises de desempenho das ações de marketing. O Assistente de Marketing também deve dar suporte à equipe na gestão de fornecedores (agências, gráficas, produtoras, etc.) e acompanhar o processo de pagamento aos fornecedores, recebendo as notas fiscais, controlando os lançamentos e propiciando a elaboração posterior de relatórios.
Por fim, o Assistente de Marketing também apoia ações de relacionamento com clientes, lojistas e influenciadores.