Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa federal de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com presença em mais de 120 países. Em nome do Governo Federal da Alemanha e de outros mandantes, a GIZ apoia seus parceiros na concepção e implementação de soluções eficazes, eficientes e inovadoras para enfrentar desafios globais.
Na América Latina e no Caribe, a GIZ colabora com governos, do setor privado, sociedade civil e organismos regionais em temas como mudança climática, energia, biodiversidade, desenvolvimento urbano, governança e uso sustentável dos recursos naturais. Por meio de seus programas, promove abordagens integrais e participativas que impulsionam a transição para modelos de desenvolvimento mais inclusivos, resilientes e sustentáveis.
No Brasil, onde conta com mais de 65 anos de experiência, a GIZ atua em áreas como emprego e desenvolvimento econômico, energia, meio ambiente e governança, promovendo soluções sustentáveis em estreita cooperação com parceiros nacionais e regionais.
Sobre o Projeto
O MinJust é um projeto financiado pelo Ministério Federal da Cooperação para o Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e pela União Europeia (UE), implementado pela GIZ em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e outros parceiros de implementação. O projeto apoia os países da região no desenvolvimento de um setor extrativo responsável, sustentável e inclusivo. Ele se concentra em melhorar o valor agregado local, promover os direitos humanos e a igualdade de gênero e proteger o meio ambiente. Os membros da equipe estão baseados em Santiago do Chile e Lima. O projeto teve início em junho de 2025 e será concluído em maio de 2028.
Para atingir seus objetivos, o projeto trabalha em cinco áreas de atuação ou Outputs inter-relacionadas:
· Output 1 - Aumentar o valor agregado local por meio de políticas, plataformas de intercâmbio e cooperação público-privada que fortaleçam as cadeias de
valor de minerais críticos, incentivem a inovação e promovam a formalização da mineração artesanal e de pequena escala.
· Output 2 - Melhorar a eficiência das receitas e despesas públicas por meio de assessoria técnica, estudos e fortalecimento das capacidades institucionais e sociais para uma melhor arrecadação, gestão e transparência das receitas do setor.
· Output 3 - Reduzir os impactos ambientais apoiando a integração de critérios climáticos e de economia circular na gestão do setor, promovendo avaliações ambientais mais robustas e fortalecendo redes regionais de conhecimento e inovação.
· Output 4 - Fortalecer os direitos humanos e a equidade de gênero por meio de treinamento, assessoria e espaços de diálogo que promovam a participação, a aplicação de padrões internacionais (como o Consentimento Livre, Prévio e Informado e o Acordo de Escazú) e a integração da perspectiva de gênero nas políticas e práticas mineradoras.
· Output 5 - Promover a formação profissional para responder as novas demandas do setor de mineração, por meio do desenvolvimento de materiais e programas de capacitação, bem como do fortalecimento de iniciativas regionais em educação técnica e formação de formadores.
Descrição da Vaga
O/a Assessor/a Técnico/a integrará a equipe para contribuir com a concepção, implementação e acompanhamento das atividades do projeto que promovam a geração de valor local tanto na cadeia de abastecimento (a montante) como na diversificação produtiva e de usos jusante no setor da mineração de minerais críticos para a transição energética na América Latina e no Caribe, com foco no Brasil. O contratado apoiará o projeto MinJust na identificação de oportunidades, na articulação com atores-chave, na formulação de propostas de atividades e na supervisão de organizações que implementam essas atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma mineração mais inclusiva, sustentável e com maior valor agregado no Brasil e na região.
Principais Tarefas
A. Funções estratégicas e técnicas
· Análise e diagnóstico
· Recolher e analisar documentação sobre o estado das cadeias de valor a montante e a jusante dos minerais críticos na região, com foco no Brasil, necessária para fundamentar a concepção das atividades correspondentes.
· Identificar lacunas, gargalos e oportunidades de desenvolvimento produtivo e tecnológico.
· Elaboração de propostas e estratégias
· Prestar apoio técnico a entidades estatais e privadas na elaboração de propostas de políticas, programas e instrumentos que promovam a agregação de valor local, a inovação e o encadeamento produtivo na América Latina, com foco no Brasil.
· Proposta de estratégias de diversificação industrial e tecnológica para o uso de minerais críticos, considerando a experiência brasileira.
· Articulação multi- ator
· Desenhar e coordenar espaços de diálogo e colaboração com governos, empresas, sindicatos, comunidades, centros de investigação e cooperação internacional.
· Apoiar a construção de alianças público-privadas para impulsionar projetos-piloto ou iniciativas regionais.
· Gestão do conhecimento
· Sistematizar e divulgar boas práticas internacionais e regionais sobre agregação de valor e transição justa.
· Elaborar relatórios técnicos, apresentações e notas de política para tomadores de decisão.
· Contribuição para a estratégia do MinJust
· Garantir a coerência das atividades de valor local com os demais eixos do projeto (eficiência fiscal, impactos ambientais, direitos humanos e gênero, formação profissional).
· Participar ativamente do acompanhamento das metas, indicadores e produtos do projeto.
B. Coordenação técnica e gestão do Resultado 1 (Aumento do valor agregado local)
· Como responsável pelo Resultado 1 (Aumento do valor agregado local), liderar o planejamento e a implementação das atividades relacionadas, incluindo aspectos administrativos, monitoramento do progresso e fornecimento de relatórios.
· Identificar organizações relevantes para a implementação de atividades financiadas pelo projeto
· Supervisionar consultorias e acordos de financiamento com organizações relacionadas ao Resultado 1.
· Representar o projeto em fóruns regionais e internacionais relacionados à mineração, transição energética e geração de valor local.
· Garantir a integração das atividades do Resultado 1 com os demais componentes do projeto (eficiência fiscal, impactos ambientais, direitos humanos e gênero, formação profissional).
OBS: INSCRIÇÕES RECEBIDAS ATÉ ÀS 18:00H(HORÁRIO DE BRASÍLIA) DO DIA 23/11/25
Requisitos desejados:
Qualificação, Experiência e Conhecimentos Adicionais
Formação acadêmica: Graduação em economia, engenharia industrial, engenharia de minas, ciências sociais, políticas públicas ou disciplinas afins. Pós-graduação em desenvolvimento produtivo, economia de recursos naturais, políticas industriais ou similares é desejável.
Experiência profissional:
· Experiência em análise de cadeias de valor, desenvolvimento produtivo ou políticas industriais.
· Experiência comprovada no setor de mineração, energia ou indústrias relacionadas a minerais críticos na América Latina e no Caribe.
· Conhecimento de marcos regulatórios, cadeias de valor e atores relevantes do setor de mineração na região.
· Conhecimento profundo do setor de mineração no Brasil, incluindo regulamentações, cadeias de valor e principais atores.
· Experiência em trabalho com organismos internacionais, governos e setor privado.
Competências técnicas e interpessoais:
· Capacidade de análise econômica e política.
· Habilidades de negociação e articulação com múltiplos atores.
Excelente capacidade de redação técnica e síntese.
· Domínio do português, espanhol e inglês.
O que oferecemos
· Local de trabalho: Brasília/DF;
· Regime de contratação: CLT;
· Carga horária: 40 horas semanais (segunda a sexta, 8 horas diárias);
· Plano de Saúde com 100% de cobertura sem coparticipação para o/a colaborador/a.
· A GIZ cobre 50% para cada filho/a e 20% para seu/sua cônjuge sem carência, após o período de experiência;
· Plano Dental, opcional, no valor de R$ 20,68 (por pessoa) para o/a colaborador/a e seus familiares;
· Auxílio Alimentação/Refeição, no valor de R$ 830,00 mensais;
· Vale Transporte: fornecido de acordo com proporção da renda, descontando 6% do salário;
· Oportunidade de capacitação pelo learning-giz de acordo com a demanda e necessidades do setor e do colaborador/a;
· Oferecemos um ambiente de trabalho extremamente dinâmico, multicultural e com oportunidades de novas aprendizagens. e com oportunidades de novas aprendizagens.