Emprego
Meus anúncios
Meus alertas e-mail de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Dicas de emprego Fichas de empresas
Pesquisar

Assessor/a técnico/a para o projeto just transition

Brasília
Netvagas
Projectista
Anunciada dia 16 novembro
Descrição

Sobre a GIZ

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa federal de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com presença em mais de 120 países. Em nome do Governo Federal da Alemanha e de outros mandantes, a GIZ apoia seus parceiros na concepção e implementação de soluções eficazes, eficientes e inovadoras para enfrentar desafios globais.

Na América Latina e no Caribe, a GIZ colabora com governos, do setor privado, sociedade civil e organismos regionais em temas como mudança climática, energia, biodiversidade, desenvolvimento urbano, governança e uso sustentável dos recursos naturais. Por meio de seus programas, promove abordagens integrais e participativas que impulsionam a transição para modelos de desenvolvimento mais inclusivos, resilientes e sustentáveis.

No Brasil, onde conta com mais de 65 anos de experiência, a GIZ atua em áreas como emprego e desenvolvimento econômico, energia, meio ambiente e governança, promovendo soluções sustentáveis em estreita cooperação com parceiros nacionais e regionais.

Sobre o Projeto

O MinJust é um projeto financiado pelo Ministério Federal da Cooperação para o Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e pela União Europeia (UE), implementado pela GIZ em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e outros parceiros de implementação. O projeto apoia os países da região no desenvolvimento de um setor extrativo responsável, sustentável e inclusivo. Ele se concentra em melhorar o valor agregado local, promover os direitos humanos e a igualdade de gênero e proteger o meio ambiente. Os membros da equipe estão baseados em Santiago do Chile e Lima. O projeto teve início em junho de 2025 e será concluído em maio de 2028.

Para atingir seus objetivos, o projeto trabalha em cinco áreas de atuação ou Outputs inter-relacionadas:

· Output 1 - Aumentar o valor agregado local por meio de políticas, plataformas de intercâmbio e cooperação público-privada que fortaleçam as cadeias de

valor de minerais críticos, incentivem a inovação e promovam a formalização da mineração artesanal e de pequena escala.

· Output 2 - Melhorar a eficiência das receitas e despesas públicas por meio de assessoria técnica, estudos e fortalecimento das capacidades institucionais e sociais para uma melhor arrecadação, gestão e transparência das receitas do setor.

· Output 3 - Reduzir os impactos ambientais apoiando a integração de critérios climáticos e de economia circular na gestão do setor, promovendo avaliações ambientais mais robustas e fortalecendo redes regionais de conhecimento e inovação.

· Output 4 - Fortalecer os direitos humanos e a equidade de gênero por meio de treinamento, assessoria e espaços de diálogo que promovam a participação, a aplicação de padrões internacionais (como o Consentimento Livre, Prévio e Informado e o Acordo de Escazú) e a integração da perspectiva de gênero nas políticas e práticas mineradoras.

· Output 5 - Promover a formação profissional para responder as novas demandas do setor de mineração, por meio do desenvolvimento de materiais e programas de capacitação, bem como do fortalecimento de iniciativas regionais em educação técnica e formação de formadores.

Descrição da Vaga

O/a Assessor/a Técnico/a integrará a equipe para contribuir com a concepção, implementação e acompanhamento das atividades do projeto que promovam a geração de valor local tanto na cadeia de abastecimento (a montante) como na diversificação produtiva e de usos jusante no setor da mineração de minerais críticos para a transição energética na América Latina e no Caribe, com foco no Brasil. O contratado apoiará o projeto MinJust na identificação de oportunidades, na articulação com atores-chave, na formulação de propostas de atividades e na supervisão de organizações que implementam essas atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma mineração mais inclusiva, sustentável e com maior valor agregado no Brasil e na região.

Principais Tarefas

A. Funções estratégicas e técnicas

· Análise e diagnóstico

· Recolher e analisar documentação sobre o estado das cadeias de valor a montante e a jusante dos minerais críticos na região, com foco no Brasil, necessária para fundamentar a concepção das atividades correspondentes.

· Identificar lacunas, gargalos e oportunidades de desenvolvimento produtivo e tecnológico.

· Elaboração de propostas e estratégias

· Prestar apoio técnico a entidades estatais e privadas na elaboração de propostas de políticas, programas e instrumentos que promovam a agregação de valor local, a inovação e o encadeamento produtivo na América Latina, com foco no Brasil.

· Proposta de estratégias de diversificação industrial e tecnológica para o uso de minerais críticos, considerando a experiência brasileira.

· Articulação multi- ator

· Desenhar e coordenar espaços de diálogo e colaboração com governos, empresas, sindicatos, comunidades, centros de investigação e cooperação internacional.

· Apoiar a construção de alianças público-privadas para impulsionar projetos-piloto ou iniciativas regionais.

· Gestão do conhecimento

· Sistematizar e divulgar boas práticas internacionais e regionais sobre agregação de valor e transição justa.

· Elaborar relatórios técnicos, apresentações e notas de política para tomadores de decisão.

· Contribuição para a estratégia do MinJust

· Garantir a coerência das atividades de valor local com os demais eixos do projeto (eficiência fiscal, impactos ambientais, direitos humanos e gênero, formação profissional).

· Participar ativamente do acompanhamento das metas, indicadores e produtos do projeto.

B. Coordenação técnica e gestão do Resultado 1 (Aumento do valor agregado local)

· Como responsável pelo Resultado 1 (Aumento do valor agregado local), liderar o planejamento e a implementação das atividades relacionadas, incluindo aspectos administrativos, monitoramento do progresso e fornecimento de relatórios.

· Identificar organizações relevantes para a implementação de atividades financiadas pelo projeto

· Supervisionar consultorias e acordos de financiamento com organizações relacionadas ao Resultado 1.

· Representar o projeto em fóruns regionais e internacionais relacionados à mineração, transição energética e geração de valor local.

· Garantir a integração das atividades do Resultado 1 com os demais componentes do projeto (eficiência fiscal, impactos ambientais, direitos humanos e gênero, formação profissional).

OBS: INSCRIÇÕES RECEBIDAS ATÉ ÀS 18:00H(HORÁRIO DE BRASÍLIA) DO DIA 23/11/25

Requisitos desejados:

Qualificação, Experiência e Conhecimentos Adicionais

Formação acadêmica: Graduação em economia, engenharia industrial, engenharia de minas, ciências sociais, políticas públicas ou disciplinas afins. Pós-graduação em desenvolvimento produtivo, economia de recursos naturais, políticas industriais ou similares é desejável.

Experiência profissional:

· Experiência em análise de cadeias de valor, desenvolvimento produtivo ou políticas industriais.

· Experiência comprovada no setor de mineração, energia ou indústrias relacionadas a minerais críticos na América Latina e no Caribe.

· Conhecimento de marcos regulatórios, cadeias de valor e atores relevantes do setor de mineração na região.

· Conhecimento profundo do setor de mineração no Brasil, incluindo regulamentações, cadeias de valor e principais atores.

· Experiência em trabalho com organismos internacionais, governos e setor privado.

Competências técnicas e interpessoais:

· Capacidade de análise econômica e política.

· Habilidades de negociação e articulação com múltiplos atores.

Excelente capacidade de redação técnica e síntese.

· Domínio do português, espanhol e inglês.

O que oferecemos

· Local de trabalho: Brasília/DF;

· Regime de contratação: CLT;

· Carga horária: 40 horas semanais (segunda a sexta, 8 horas diárias);

· Plano de Saúde com 100% de cobertura sem coparticipação para o/a colaborador/a.

· A GIZ cobre 50% para cada filho/a e 20% para seu/sua cônjuge sem carência, após o período de experiência;

· Plano Dental, opcional, no valor de R$ 20,68 (por pessoa) para o/a colaborador/a e seus familiares;

· Auxílio Alimentação/Refeição, no valor de R$ 830,00 mensais;

· Vale Transporte: fornecido de acordo com proporção da renda, descontando 6% do salário;

· Oportunidade de capacitação pelo learning-giz de acordo com a demanda e necessidades do setor e do colaborador/a;

· Oferecemos um ambiente de trabalho extremamente dinâmico, multicultural e com oportunidades de novas aprendizagens. e com oportunidades de novas aprendizagens.

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar
Vaga parecida
Project manager
Brasília
HCLTech
Projectista
Vaga parecida
Senior project manager
Brasília
HCLTech
Projectista
Vaga parecida
Assistente de projetos de marketing - remoto
Brasília
JC Digital Expand LLC - Local SEO Agency
Projectista
Vagas parecidas
Emprego Indústria em Brasília
Emprego Brasília
Emprego Distrito Federal
Emprego Centro-Oeste
Página principal > Emprego > Emprego Indústria > Emprego Projectista > Emprego Projectista em Brasília > Assessor/a técnico/a para o projeto just transition

Jobijoba Brasil

  • Dicas de emprego

Encontre vagas

  • Vagas de emprego por cargo
  • Pesquisa de vagas de emprego por área
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contato / Parceria

  • Entre em contato
  • Publique suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de uso - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2025 Jobijoba Brasil - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar