Armazenar produtos e mercadorias é a principal atribuição de um estoquista. São os profissionais que se responsabilizam pelo estoque de uma empresa ou estabelecimento comercial. Em seu dia a dia de trabalho, um estoquista deve receber, conferir e separar os produtos e materiais de acordo com suas especificações. Precisam acompanhar o estoque para notar quais são os produtos que estão faltando. Podem também fazer relatórios sobre as entradas e saídas desses materiais. São responsáveis por separar os pedidos e manter a organização no local onde está o estoque, mantendo-os limpos. Para ajudar o seu trabalho, é importante ter um controle de estoque, que pode ser virtual, em sistemas, ou escrito. Em ambos os casos, é necessário mantê-lo sempre atualizado. Quando percebe que algum material do estoque está faltando, cabe ao estoquista avisar o departamento de compras para que aquele produto seja reposto. Seu trabalho continua quando os materiais chegam, pois terá que fazer a conferência das notas fiscais e confirmar as quantidades. Além de verificar a qualidade dos produtos, para avaliar se não há nenhum danificado. Deve ainda conferir a validade e caso esteja vencido, precisa registrar essa informação para providenciar a devolução. Precisa ainda organizar os materiais no estoque da melhor maneira possível, para que facilite o trabalho de identificação e busca de cada produto.