Principais Atividades
* Gestão integrada:
Desenvolve e implementa políticas e procedimentos de segurança e saúde do trabalho, atuando de forma centralizada, promovendo conformidade normativa e disseminando boas práticas em toda a organização. Elabora e revisa políticas, procedimentos e diretrizes corporativas de SST, monitora e garante o cumprimento da legislação trabalhista e normas regulamentadoras (NRs) em todas unidades de negócio (obras). Participa da elaboração e validação de documentos laborais, como: PGR, PCMSO, APRs.
* Relacionamento com outros departamentos:
Atua em conjunto com outros setores, como Operações e Relações Trabalhistas, de forma estratégica e preventiva sempre visando a mitigação de riscos operacionais.
* Suporte Técnico às Obras:
Apoia tecnicamente os TSTs de campo nas analises de risco, inspeções e controles. Centraliza esclarecimentos sobre normas, valida ou homologa documentações técnicas elaboradas nas obras (Fichas de EPI, Permissões de trabalho, inventários de riscos). Participa de investigações de acidentes de forma integrada (metodologia ICAM, 5W2H's, Arvore de causar).
* Gestão de indicadores e Relatórios
Consolida dados estatísticos de segurança e saúde do trabalho de todas as obras, alimenta relatórios gerenciais para alta direção, propõe ações de melhoria com base nas analises de dados e tendências e mantém a empresa sempre atualizada com a legislação em vigor.
Controla documentos normativos, garante que a documentação das obras esteja em conformidade e auditável através de treinamentos e conscientização das equipes operacionais, ministra palestras e dinâmicas sobre Saúde e Segurança em campo e no escritório, orienta a respeito da gestão de EPIs de forma integrada.
* Sustentabilidade e ESG:
Participa de dinâmicas e fóruns corporativos de ESG e sustentabilidade, ações que envolvam saúde e bem estar dos colaboradores. Fornece informações estratégicas para os gestores de contrato, com base em dados do setor. Avalia impacto de mudanças de escopo, prazo e custos, participa de reuniões para reportar status. 1. Formação técnica em Engenharia (ambiental, civil ou especialização em Segurança do Trabalho)
* Registro profissional ativo no CREA;
* Amplo conhecimento em NRs e Normas de Segurança;
* Experiência em liderança de equipes;
* Experiência em gestão de SST, QSMS e gestão integrada;
* CNH - B.
DIFERENCIAIS
* Vivência em projetos de Saneamento, industria ou similares;
* Conhecimento em portais de documentação laboral;
* Participação em obtenção e manutenção de certificações ISO 9001, ISO 45001 e OHSAS 18001
* Conhecimento em plataformas de documentação: WeHandle, SG3, Berhoeft, Cesla;