O Coordenador de Marketing é um profissional especializado na planejamento e coordenação de atividades relacionadas à comunicação de mercado interno e externo, com o objetivo de alavancar a marca da companhia e de seus produtos e serviços para o público externo e interno. Este profissional se responsabiliza por zelar pelo conteúdo e identidade visual da empresa, garantindo a integração e atualização das informações em todos os meios de comunicação e ações como eventos e campanhas.
É sob as responsabilidades do Coordenador de Marketing elaborar, propor e acompanhar planos e programas de marketing, através do desenvolvimento e promoção dos produtos, participando da formulação da política comercial da empresa. Além disso, ele analisa e avalia os enfoques promocionais, os veículos e canais de propaganda utilizados. Ele estabelece, acompanha e conduz o Plano de Marketing dos produtos, criando, planejando, executando e acompanhando as promoções e ações de marketing.
O Coordenador de Marketing também lidera a equipe, elabora relatórios e faz reuniões, coordenando campanhas e estabelecendo comunicação com equipes de outros setores, de acordo com o surgimento de necessidades na produção de ações e campanhas. Além disso, ele coordena e desenvolve materiais promocionais de divulgação da empresa e dos produtos, elaborando e acompanhando planos de marketing. Por fim, responde pela organização de feiras, exposições e eventos dos quais a empresa participa, desenvolvendo projetos de novos produtos e serviços.
O Coordenador de Marketing deve ter habilidades e qualificações específicas para desempenhar suas funções com sucesso. Algumas dessas habilidades incluem:
* Conhecimento avançado em marketing e comunicação;
* Habilidades de liderança e gestão de equipes;
* Análise e avaliação de dados para tomar decisões informadas;
* Criação e execução de planos e estratégias de marketing;
* Comunicação eficaz com equipes e stakeholders.
Em troca de suas habilidades e experiências, o Coordenador de Marketing pode esperar benefícios valiosos, incluindo:
* Oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional;
* Acesso a recursos e ferramentas de última geração;
* Uma equipe dinâmica e apoiadora;
* Opportunalidades de trabalho remoto e flexibilidade no horário de trabalho.
Além disso, o Coordenador de Marketing pode contribuir para a sociedade ao ajudar empresas a alcançar seus objetivos de negócios de forma ética e responsável.