Somos uma rede de ensino que busca transformar vidas por meio da Educação.
A Rede Verbita de Educação é mantida pela Associação Propagadora Esdeva, denominação jurídica da Província Brasil Norte (BRN), da Congregação do Verbo Divino. Hoje, mantém o Colégio Arnaldo (unidades Anchieta, Funcionários e Centro Educacional) e Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte, Colégio Academia e UniAcademia, em Juiz de Fora, Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, e Colégio Sagrado Coração de Maria, em Pará de Minas.
Com o intuito de acompanhar as transformações, anseios e comportamentos do estudante do século XXI, a Rede Verbita de Educação institui a modernização da gestão das unidades por meio da implementação de processos administrativos e pedagógicos homogêneos, possibilitando benfeitorias significativas na qualidade de ensino, tecnologia, infraestrutura e experiência, entre outros.
Missão:
A missão da Associação Propagadora Esdeva é anunciar a palavra de Deus por meio do aperfeiçoamento humano-social, dos meios de comunicação, do ensino em seus diversos graus e da assistência social a pessoas carentes, independentemente de credo político ou religioso, etnia ou nacionalidade, permeada pelos valores humano-cristãos. Essa missão apoia-se no carisma da Congregação do Verbo Divino.
Visão:
A visão da Associação Propagadora Esdeva consiste em gerar o bem comum, a inclusão em todas as suas esferas e uma melhor qualidade de vida através de uma presença efetiva na educação, cultura e assistência social nas regiões em que atua.
Definição de Valores
Entre os valores intrínsecos presentes na visão da Associação Propagadora Esdeva e em suas ações de responsabilidade social estão:
• Excelência nos serviços prestados;
• Compromisso com a transformação do ser humano;
• Interação com as famílias;
• Capacitação contínua de todos os envolvidos;
• Transparência nas ações desenvolvidas;
• Respeito ao ser humano, cultivando atitudes de igualdade, honestidade, responsabilidade, justiça e ética nas relações humanas e nos serviços prestados;
• Valorização da diversidade cultural e do diálogo.
/n
Formação: Superior Completo em Pedagogia.
/n
* Acompanhar o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, envolvendo professores e família quando necessário, com o intuito de garantir o desenvolvimento integral do aluno;
* Atender os alunos individualmente ou em pequenos grupos, de acordo com a demanda, visando a adaptação ao ambiente escolar e a socialização, a resolução de conflitos e o sucesso acadêmico;
* Proceder à devolutiva dos atendimentos/encaminhamentos dos alunos aos professores, à direção, à coordenação segmento/SOE e aos familiares;
* Colaborar na análise dos indicadores, junto com coordenação de segmento/SOE, avaliando o aproveitamento escolar, evasão, repetência e infrequência;
* Contribuir com sugestões e informações nas reuniões pedagógicas com professores e com o Conselho de Classe, bem como nas reuniões extraordinárias;
* Promover momentos reflexivos, através de palestras, encontros, oficinas que contribuam com a educação das crianças/adolescentes/jovens, na prevenção de conflitos escolares e outros temas que sejam necessários;
* Aplicar medidas corretivas pedagógicas aos alunos, realizando o acompanhamento de números de ocorrências, através da emissão de relatórios periódicos via sistema, apresentando os indicadores no conselho de Classe e reunião com os pais;
* Refletir e dialogar com o corpo docente sobre os resultados das avaliações, apresentando propostas de solução às disfunções detectadas;
* Participar do plano de desenvolvimento individual (PDI) do aluno que apresenta dificuldades pedagógicas que difere do coletivo, investigando o seu histórico de vida, acompanhando a sua evolução na escola e propondo ações pontuais que garantam o desenvolvimento do aluno;
* Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos encaminhados a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial, monitorando e solicitando o feedback e repassando as orientações ao professor;
* Promover a integração e a comunicação entre os diversos setores relacionados com a área pedagógica, através de encontros e reuniões periódicas.