Gerente de Loja
A função de Gerente de Loja é responsável por liderar a equipe e garantir o funcionamento eficaz da loja.
Para exercer essa função com sucesso, é fundamental ter uma combinação de habilidades técnicas, gerenciais e de comunicação.
Qualificações e Habilidades
* Habilidades Técnicas: Conhecimento em Legislação Farmacêutica; Conhecimento em Informática;
* Habilidades Gerenciais: Disponibilidade de horário; Capacidade de tomar decisões estratégicas; Comunicação eficaz com equipes;
* Habilidades de Comunicação: Escrita clara e concisa; Oratória efectiva; Listagem de atributos importantes e relevantes para comunicar informações pertinentes aos colaboradores e aos clientes.
Responsabilidades:
1. Liderança e Coordenação: Assessar o cumprimento dos procedimentos da loja, garantindo a organização e monitoramento dos prazos de validade dos produtos, precificação, manutenção do estoque da loja, materiais e condições prediais, além de controles internos;
2. Desenvolvimento de Equipe: Supervisionar e participar das contagens de levantamento do estoque físico;
3. Compras e Pedidos: Realizar pedidos de produtos e medicamentos à distribuição central ou aos fornecedores específicos;
4. Gestão Administrativa: Efetuar e controlar a transferência interna de documentos fiscais relativos ao estoque;
5. Gestão de Recursos Humanos: Gerenciar pessoas, mediante recrutamento, seleção, contratação e desligamento dos colaboradores, quando necessário, além de treinamentos, feedbacks, avaliações de desempenho e produtividade, bem como o acompanhamento das rotinas diárias dos mesmos e suas jornadas de trabalho;
6. Controle de Custo: Controlar os custos da loja, envolvendo materiais de consumo, despesas com água, luz, telefone, além de despesas com pessoal e outros gastos decorrentes do funcionamento da loja;
7. Vendas e Atendimento: Atender clientes, realizando vendas e solucionando possíveis problemas decorrentes de vendas realizadas na loja;
8. Autorização de Processos: Autorizar admissões, demissões, transferências de colaboradores, férias, alterações de jornada de trabalho, comunicando-se ao setor de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal;
9. Financeiro: Conferir retiradas do caixa da loja para depósitos bancários, assinando o comprovante de retirada e providenciando o depósito no banco, anexando os comprovantes ao caixa do dia;
10. Documentação: Provdenciar a retirada ou renovação de alvarás, licenças e outros documentos legais para o pleno funcionamento da loja sob sua responsabilidade;
11. Horas Extras: Autorizar a realização de hora extra, quando necessário;
12. Relacionamento com Colaboradores: Controlar a atualização de documentação relativa aos funcionários da loja: vale transporte, exames médicos, férias, licenças para tratamento de saúde e afins;
13. Venda e Exposição de Produtos: Coordenar e orientar todos os processos de venda da loja, seja em vendas normais como em vendas promocionais;
14. Recursos Financeiros e Materiais: Gerenciar recursos financeiros, contratos e projetos de interesse da empresa, na loja sob sua responsabilidade;
15. Atendimento e Aviamento de Medicamentos: Atender clientes, aviar receitas médicas considerando que, quando houver dúvida quanto à prescrição de qualquer medicamento (letra, dosagem, posologia, produto em falta no mercado ou divergências na Portaria 344 ANVISA) o aviamento somente poderá ser efetuado após o contato com o profissional médico e acompanhamento do Farmacêutico;
16. Manuseio de Medicamentos: Anotar a posologia dos medicamentos, conforme receita médica, na embalagem do medicamento, corretamente e com letra legível;
17. Supervisão da Equipe: Supervisionar a equipe de trabalho quanto à assiduidade, pontualidade, uniforme, aparência pessoal, organização e limpeza do local de trabalho, orientando quando não estiverem de acordo com as políticas estabelecidas;