**1.
Processo Seletivo - Polícia Militar do Distrito Federal**
**O que é**
O presente edital tem como finalidade a contratação de profissionais de nível superior para atuar no âmbito do Contrato de Prestação de Serviços nº 39/2021-PMDF (Processo SEI n. 00054-00114264/2020-11) e estabelece normas para realização de processo seletivo para 7 (sete) vagas de pedagogo, além de formação de cadastro de reserva.
**2.
Processo Seletivo**
2.1 Para todas as vagas, serão realizadas as seguintes etapas:
2.1.1 Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório.
2.1.2 Análise Documental de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório classificatório.
2.1.3 Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, a ser realizada pela PMDF.
2.1.4 Prova Oral Didática (aula-teste), de caráter eliminatório e classificatório.
2.1.5 Entrevista Pessoal, de caráter eliminatório e classificatório.
2.3 As provas serão realizadas no Distrito Federal.
**3.
Quais serão suas atividades?
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Acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; Assessorar trabalho docente; Administrar progressão da aprendizagem; Observar processo de trabalho no contexto escolar; Visitar escolas; Acompanhar produção dos alunos; Acompanhar trajetória escolar do aluno; Produzir material de apoio pedagógico; Observar desempenho das classes; Analisar desempenho das classes; Analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares; Propor mudanças no projeto pedagógico; Elaborar projetos de recuperação de aprendizagem; Participar da elaboração de projetos de recuperação de aprendizagem; Participar da implementação de projetos de recuperação de aprendizagem; Coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem; Fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico; Coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação; Administrar recursos de trabalho; Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos; Intervir na aplicação de medidas disciplinares; Aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar; Organizar encontro de educandos; Interpretar as relações que afetam a emergência dos processos do ensinar; Identificar fatores que interferem no processo de aprendizagem.
Construir sistema de avaliação; Construir instrumentos de avaliação; Participar da construção dos instrumentos de avaliação; Detectar problemas educacionais; Propor soluções para problemas educacionais detectados; Averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico; Avaliar desempenho das classes/turmas; Avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; Verificar cumprimento das metas; Avaliar instituição escolar; Participar da avaliação proposta pela instituição; Avaliar desempenho profissional dos educadores; Avaliar implementação de projetos educacionais; Avaliar planos diretores; Participar das avaliações externas; Avaliar processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança; Propor ações que favoreçam a maturação da criança; Propor intervenções que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais do aluno; Participar da avaliação do projeto de recuperação de aprendizagem; Analisar resultados das avaliações.
Criar mecanismos de participação/interação; Criar espaços de participação/interação; Organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação; Estruturar os tempos pedagógicos; Realizar triagem, avaliação e intervenção coletiva na perspectiva da aprendizagem; Organizar tempo pedagógico de acordo com o processo de aprendizagem do aluno; Estimular participação dos diferentes sujeitos; Estimular integração dos alunos; Equalizar informações; Contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; Organizar reuniões com equipes de trabalho; Criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; Planejar reuniões com equipes de trabalho; Formar equipes de trabalho; Promover estudos de caso; Acionar rede de proteção para atendimentos necessários.
Levantar necessidades educacionais e sociais; Caracterizar perfil dos alunos; Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais; Contextualizar historicamente a escola; Levantar recursos materiais, humanos e financeiros; Identificar princípios norteadores da escola/instituição; Explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico; Estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola; Fornecer subsídios teóricos; Traçar objetivos educacionais; Traçar metas educacionais; Planejar ações de operacionalização; Articular ação da escola com outras instituições; Articular ação conjunta da escola com as