1. Graduação completa em Serviço Social com registro ativo no CRESS;
2. Desejável experiência anterior com atendimento a migrantes, refugiados ou públicos em situação de vulnerabilidade social;
3. Conhecimento da Política de Assistência Social e da legislação migratória brasileira;
4. Noções de direitos humanos, interculturalidade, proteção internacional e assistência humanitária;
5. Conhecimento sobre o funcionamento da rede socioassistencial e de políticas públicas;
6. Desejável conhecimentos de espanhol, francês ou inglês;
7. Conhecimento pacote Office.
* Realizar escuta qualificada e atendimento individual e coletivo a migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados;
* Identificar demandas sociais específicas do público migrante (documentação, acesso a serviços, moradia, trabalho, saúde, educação, etc.);
* Elaborar e executar planos de atendimento individualizados e estratégias de inclusão social;
* Realizar articulação com a rede socioassistencial, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e organismos internacionais;
* Apoiar processos de regularização migratória e acesso a políticas públicas (Cadastro Único, SUS, CRAS, escolas, etc.);
* Produzir relatórios sociais, registros de atendimento e dados para monitoramento e avaliação de projetos;
* Contribuir com a construção de diagnósticos sociais e mapeamento das necessidades da população atendida;
* Desenvolver ações educativas, rodas de conversa, oficinas e palestras sobre direitos sociais, cidadania e temas afins;
* Garantir a aplicação dos princípios da ética profissional, do atendimento humanizado e da escuta sensível e culturalmente adequada.