Objetivo da Venda:
O profissional de vendas deve ter como missão promover a venda dos produtos no segmento de varejo, demonstrando suas qualidades e vantagens para o consumidor.
1. Zelar pela organização e limpeza do ponto de exposição, fotografar os pontos de venda para históricos e retirar material promocional ao término da promoção.
2. Manter todos os produtos expostos de forma apresentável.
3. Monitorar a concorrência, informando sobre ações, lançamentos e preços.
4. Abordar clientes, orientando-os sobre os produtos e seu valor agregado.
5. Sugerir estratégias para aumentar o giro dos produtos.
6. Monitorar o estoque da loja para evitar rupturas.
7. Verificar as condições dos produtos e providenciar recolhimento ou reposição quando necessário.
8. Apresentar os produtos com segurança e confiança.
9. Enviar relatórios pós-ação.
10. Apoiar na definição do layout dos pontos de venda.
11. Evidenciar produtos em promoção, sinalizando e abastecendo pontos de venda e gôndolas.
12. Pesquisar preços de mercado e informar a supervisão.
13. Oferecer brindes autorizados para divulgação de produtos e fortalecimento da imagem institucional.
14. Buscar pontos de destaque dentro da loja.
15. Atender às exigências do programa TED.
16. Prestar assistência técnica quando necessário.
17. Identificar necessidades dos consumidores e sugerir produtos e vantagens.
18. Atender reclamações e informar ao atendimento ao cliente.
19. Distribuir material promocional.