Profissionais de enfermagem do trabalho atuam em empresas, garantindo a saúde e segurança dos colaboradores. Suas atividades incluem:
* Avaliar e controlar exames admissionais e demissionais;
* Realizar lançamentos de atestados e documentos em sistemas;
* Organizar documentação para perícias médicas (INSS e judiciais);
* Mantenha atualizado o PCMSO e prontuários médicos dos colaboradores;
* Desenvolver campanhas de saúde e treinamentos de primeiros socorros.
O profissional deve ter formação em Enfermagem ou equivalente, registro ativo no CNES/CRM, experiência em Enfermagem do Trabalho ou vigilância sanitária e conhecimentos em Normas Regulamentadoras (NR-6, NR-7, NR-9, NR-17, NR-35) e legislação de saúde ocupacional. Além disso, é necessário boas habilidades em comunicação, trabalho em equipe e capacidade de organização, além de certificação em Segurança do Trabalho ou Saúde Ocupacional e experiência em empresas de médio a grande porte com programas de saúde ocupacional. Por fim, também é importante possuir conhecimento em TI e habilidades em elaborar relatórios de indicadores e proatividade para propor melhorias no ambiente de trabalho.