Gerenciam recursos financeiros da empresa, elaboram estratégias e políticas financeiras, estruturam processos de controle, administram o fluxo de caixa, controlam contas a pagar e a receber, analisam demonstrativos contábeis, avaliam investimentos, decidem sobre captação e aplicação de recursos. Interagem com áreas como contabilidade, auditoria, planejamento e controladoria.
· Definir diretrizes para o orçamento empresarial, estabelecer metas financeiras alinhadas a indicadores de desempenho e propor estratégias sustentáveis para o crescimento da empresa no curto, médio e longo prazo.
· Realiza o controle rigoroso do fluxo de caixa diário, semanal e mensal, garantindo a liquidez da empresa e antecipando necessidades de capital para manter a operação em equilíbrio financeiro.
· Gerencia pagamentos a fornecedores, tributos e despesas operacionais, supervisiona recebimentos e cobranças, negocia prazos e condições com fornecedores e clientes, e implementa ações para redução da inadimplência.
· Fornece informações financeiras confiáveis à diretoria, contribui com análises para decisões de investimento e financiamento e atua como consultor interno em processos de expansão, reestruturação ou reposicionamento empresarial.
· Negocia com bancos e instituições financeiras, administra linhas de crédito, empréstimos, financiamentos e aplicações, avaliando riscos e retornos para garantir a saúde financeira da empresa.
Lidera os times de contas, tesouraria, controladoria e contabilidade, delega tarefas, acompanha metas, desenvolve talentos e promove a integração com áreas como marketing, logística, compras e produção