Um profissional de compras eficiente busca sempre otimizar os processos para garantir a satisfação dos clientes internos. Nesse sentido, é responsável por atender as solicitações de compras dentro do prazo solicitado/necessário.
Além disso, contrata serviços pontuais, programados e de fechamento de contratos, avaliando a necessidade com o auxílio de advogados e garantindo o cumprimento das cláusulas durante sua vigência.
Outra atividade importante é operacionalizar os processos de importação de matéria prima e insumos, conforme os padrões de segurança e meio ambiente, qualidade, prazo e preço.
No entanto, não se restringe a isso, pois também busca alternativas de fornecimento para insumos juntamente com a área de engenharia.
Ainda assim, avalia o uso de drawback para as compras internacionais e realiza o controle/emissão de documentação necessários para as áreas de implantação de projetos e aprovação de peças.
O Ensino Médio Completo é fundamental, sendo recomendável ter Ensino Superior em Administração ou Comércio Exterior, além de ter noções de informática e inglês.
É importante também conhecer a legislação aduaneira e ter habilidades de comunicação eficaz.