Responsabilidades:Informar e propor soluções sobre os riscos existentes nas áreas operacionais e administrativas;Analisar os métodos do trabalho e identificar os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou agentes ambientais agressivos e propor medidas de eliminação ou controle;Executar procedimentos de segurança e higiene, acompanhar os resultados e adequar estratégias de prevenção também estão entre as funções do profissional desta área;Realizar programas de prevenção a possíveis riscos, acompanhar os resultados e sugerir atualizações nestes procedimentos;Promover eventos de discussão didáticas para evitar os possíveis acidentes e doenças ocupacionais;Solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio e demais recursos indispensáveis e didáticos;Estimular e cooperar com atividades de preservação ao meio ambiente, como a destinação de resíduos;Orientar as empresas contratadas sobre os procedimentos de segurança a serem seguidos na empresa durante a execução das atividades;Realizar um levantamento estatístico sobre os casos de acidentes ou doenças ocupacionais, avaliando a periodicidade desses eventos, propondo ajustes para estimular a prevenção;Orientar a força de trabalho sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas bem como seus riscos e as alternativas para neutralizar ou eliminá-las;Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico para o planejamento do trabalho de forma segura para o trabalhador;Emitir, analisar e aprovar o documento Permissão de Trabalho (PT);Acompanhar e orientar sobre o aspecto de SMS os serviços realizados nas áreas operacionais.Formação:Curso Técnico em Segurança do Trabalho.