Responsabilidades e atribuições:
Atuar como elo entre as ações das áreas Administrativas e de Operação, visando o bem estar dos colaboradores na conscientização das questões de saúde e segurança preservando um bom ambiente laboral;
Planejar, coordenar e executar os programas de promoção de saúde e prevenção de doenças ocupacionais e crônicas junto aos colaboradores;
Cumprir com as determinações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), atendendo as definições quanto a saúde e a segurança do colaborador, validando os exames que devem ser realizados, cronogramas, relatórios e as análises dentro do planejamento da área;
Desenvolver e gerir indicadores/analytics dos riscos de doenças ocupacionais, acidentes do trabalho e absenteísmo, bem como gerar oportunidades de melhorias;
Acompanhar a evolução clínica de colaboradores e/ou dependentes em tratamento, hospitalizados por doenças ocupacionais e/ou crônicas, realizando visitas em hospitais e residências quando necessário;
Orientar o trabalho do Técnico de Enfermagem do Trabalho e outros profissionais ligados à área de Saúde Ocupacional;
Prestar atendimento médico em caso de emergências e acidentes do trabalho ocorridos dentro da Empresa, atuando nas investigações de acidentes de trabalho e suas classificações;
Assessorar a área Jurídica em informações e dados médicos para contestações trabalhistas;
Atuar junto a seguradora de saúde, liberação de senhas para procedimentos, comitê de saúde, desenvolvimento de ações que contribuam para redução da taxa de sinistralidade e utilização consciente do seguro.