Analista de Segurança do Trabalho SeniorHorário: De segunda a sexta-feira de 08h as 12h e das 13h30 as 18h.Local: Hospital Unimed Litoral - Circular entre Balneário e Itajaí/SC.Departamento: SSGA - Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.Requisitos:Ensino Superior Completo com Especialização em Administração, Engenharias, Direito ou áreas correlatas;Informática intermediária;Pacote Office intermediário;Necessário conhecimento em Legislação e Normas Técnicas de Segurança do Trabalho;Conhecimento em Legislação e Normas Regulamentadoras: (NR-01, NR-05, NR-06;NR-09, NR-12, NR-17, NR-23, entre outras);Conhecimento em Programas de SST: elaboração, implementação e acompanhamento de programas como PGR, LTCAT, PCMSO, PCA, PPR e GRO;Análise de Riscos e Investigação de Acidentes;Auditorias e Inspeções: práticas de auditoria interna, verificação de conformidade legal e normas ISO (ex.: ISO 45001, ISO 14001)Gestão de Custos e Orçamento: noções de administração de recursos, elaboração e controle de orçamento da áreaGestão Estratégica e Indicadores;Missão do Cargo:Atuar na gestão das rotinas administrativas e operacionais relacionadas a Segurança do Trabalho, garantindo conformidade legal e boas práticas. Liderar e apoiar a equipe, promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável, com foco na qualidade, eficiência e excelência dos serviços prestados.Principais Atividades:1. Liderar, orientar e desenvolver a equipe de Segurança do Trabalho, promovendo integração, capacitação e engajamento;Planejar e acompanhar indicadores de desempenho da área, alinhando metas estratégicas de saúde, segurança e meio ambiente;Coordenar reuniões de acompanhamento, promovendo a comunicação clara entre equipe, gestores e demais áreas da empresa;Elaborar, implementar e monitorar programas de prevenção (PPRA, PCMSO, PCA, PPR, GRO, PGR, entre outros);Realizar análise de riscos, propor ações preventivas e corretivas, assegurando conformidade com a legislação e normas regulamentadoras;Conduzir campanhas de conscientização e treinamentos de segurança do trabalho;Planejar e executar auditorias internas e externas, assegurando o cumprimento de requisitos legais e normativos;Coordenar inspeções de segurança, elaborando relatórios técnicos e propondo melhorias;Atuar em processos de investigação e análise de acidentes e incidentes, elaborando planos de ação;Elaborar e acompanhar o orçamento da área de Segurança do Trabalho;Analisar custos relacionados a treinamentos, equipamentos de proteção, programas e projetos da área, bem como, rateios;Propor soluções que equilibrem eficiência operacional, conformidade legal e otimização de recursos financeiros;Gerenciar documentação técnica e administrativa da área (laudos, relatórios, registros e licenças);Prestar suporte à liderança e demais áreas, assegurando integração entre processos de segurança, saúde e meio ambiente;Representar a empresa junto a órgãos fiscalizadores e parceiros externos em temas de segurança do trabalho;Executar outras atividades correlatadas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional e da sua natureza do seu trabalho, conforme determinação superior.A Unimed Litoral valoriza a diversidade e inclusão, incentivando a candidatura de pessoas de todos os gêneros, etnias, orientação sexual, idade, deficiências ou qualquer outra característica pessoal.