Descrição do Cargo:
O técnico de manutenção II é responsável por realizar a manutenção mecânica em equipamentos industriais, através do diagnóstico de falha e realização de atividades preventivas.
Requisitos
* Formação Técnica: Formação técnica em elétrica, eletrônica ou eletromecânica;
* Pacote Office Intermediário: Conhecimento em pacote office intermediário.
Desejos
* Conhecimento em SAP/PM: Conhecimento em sistema SAP/PM;
* Conhecimento em Ferramentas de Análise de Falha: Conhecimento sobre ferramentas de análise de falha.
Competências Diferenciais
* Conhecimentos em Soldagem Industrial e Caldeiraria: Conhecimentos em soldagem industrial e caldeiraria;
* Manutenção Mecânica: Realizar e acompanhar as atividades de manutenção mecânica, através das ordens de serviços (OS) e cronogramas identificando as necessidades sobre aspectos de segurança (riscos, precauções e bloqueios), descrição das atividades, materiais, ferramental, mão-de-obra, materiais de apoio com o objetivo de uma intervenção com qualidade, custos adequados, segurança e no prazo estabelecido.
* Diagnóstico de Falha: Efetuar o diagnóstico de falha nos equipamentos, através da verificação de componentes, dispositivos, instalações, esquemas, desenhos, catálogos, análise e avaliação técnica, bem como desmontar, recuperar, montar, lubrificar e testar e/ou substituir os componentes mecânicos.
* Análise Crítica de Manutenção: Realizar a análise crítica de manutenção, no tempo pré-estabelecido, buscando identificar a causa de parada ou defeitos nos equipamentos da área fabril, através de avaliação da performance histórica dos equipamentos, questionando conteúdo do Plano Preventivo visando sua atualização, propondo soluções, objetivando a obtenção de parada e defeito zero.
* Orientação e Treinamento: Participar dos trabalhos de orientação das equipes de mecânicos, instruindo-os quanto às normas de segurança, procedimentos, disciplina, postura, a organização e limpeza do local de trabalho e promovendo a sinergia da equipe, visando o crescimento profissional.
* Desenvolvimento de Procedimentos: Apoiar na elaboração e revisão de procedimentos de manutenção, levantamento de planos de segurança, métodos e tempos padrões para as atividades de manutenção, identificando oportunidades de melhorias de segurança, produtividade e meio-ambiente, bem como promove o treinamento da equipe de trabalhos nestes padrões e em conversações de segurança e qualidade, visando assegurar os níveis de produtividade e qualidade requeridas para a excelência na manutenção.
* Apoio ao Supervisor: Apoiar o supervisor da área na administração de serviços de terceiros, acompanhando a performance de segurança e qualidade na execução, efetuando controles durante a execução do trabalho (horas/peso) de acordo com a contratação. Efetua o encerramento das atividades, observando critérios de avaliação das medições finais (horas/peso) e qualidade requerida, alertando ao supervisor qualquer irregularidade.
* Racionalização de Atividades: Promover racionalização das atividades focadas na utilização do Sistema de Manutenção, desenvolvendo os trabalhos de rotina e controles da seção, acompanhando os índices da seção (KPIs), posicionando o Supervisor da área com relação ao cumprimento de metas pré-estabelecidas.
* Acompanhamento de Equipamentos: Realizar o acompanhamento de equipamentos de responsabilidade da seção (como: guindaste, veículos, empilhadeiras, entre outros), levantando necessidades de manutenção e substituição para a constante operacionalização dos mesmos, bem como propondo melhorias nos equipamentos, inspecionando e emitindo relatórios técnicos diversos, objetivando manter o histórico de manutenção e Domínio Tecnológico.
* Zeladoria: Zelar pelas condições de segurança própria, de terceiros e dos equipamentos, bem como promove a conservação, organização e limpeza das áreas de trabalho.
* Etcetera.