1. Graduação em Fonoaudiologia completa;
2. CRFa ativo
* Prestar assistência fonoaudiológica, dentro da característica do serviço, prestando assistência ao paciente de forma humanizada, visando atender as suas necessidades.
* Realizar acolhimento dos usuários para atendimento inicial na unidade de saúde, conforme procedimento interno estabelecido. Realizar atendimentos individuais ou em grupos, acolhendo as demandas recebidas, aplicando técnicas e conhecimentos específicos, a fim de atender as necessidades dos usuários do serviço. Realizar visitas e/ou atendimento domiciliares, para garantir o cuidado integral do usuário e familiares.
* Realizar e analisar, exames, avaliação audiológica e aplicação de testes de capacidade, este cabendo a atuação a campo específico de trabalho, conforme padrões e normas técnicas estabelecidas, visando a saúde e desempenho do paciente. Realizar avaliação fonoaudiológica de linguagem, sistema sensório motor oral e voz, de acordo com técnicas e conhecimento específicos. Orientar e esclarecer dúvidas dos pacientes, acompanhantes e familiares quanto a avaliação e conduta fonoaudiológica. Zelar pela boa conservação dos equipamentos utilizados no setor, assim como manter os consultórios utilizados, de forma organizada.
* Ministrar palestras, treinamentos e cursos, sobre a área de fonoaudiologia, visando medidas de educação e aperfeiçoamento técnico-científico com a equipe. Promover ações de promoção a saúde, cabendo a especificidade do posto de trabalho, visando a saúde e segurança de pacientes e usuários. Executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato e campo de atuação do profissional.
* Desenvolver, atualizar e seguir os protocolos e rotinas de trabalho, através procedimentos operacionais padrão (POP).Elaborar laudos de exames e relatórios de procedimentos fonoaudiológicos, de acordo com normas e padrões técnicos. Elaborar plano de cuidado, de acordo com a demanda identificada para cada paciente. Discutir casos clínicos com equipe multidisciplinar, através de reuniões para elaborar e definir plano terapêutico dos pacientes, assim como, demandas específicas a serem tomadas em cada caso.
* Encaminhar para avaliações, exames, tratamentos complementares e direcionamento mediante a protocolo, quando apresentado necessidade, seguindo padrões e normas processuais estabelecidas.
* Encaminhar para serviço de reabilitação fonoaudiológica. Cumprir com os procedimentos operacionais padrão relativos às suas atividades. Elaborar e manter atualizados os procedimentos e documentos de sua área de atuação. Participar de treinamentos oficiais da instituição quando solicitados, visando desenvolvimento e melhoria contínua, tanto de procedimentos quanto em relação a qualidade. Prestar atendimento ao paciente de forma humanizada, observando aplicação de técnicas e conhecimentos no exercício da profissão, com ética e respeito, buscando ser resolutivo.