Para o exercício da função de Coordenador Administrativo, exige-se formação superior completa e, preferencialmente, especialização (lato sensu ou stricto sensu) na área de Gestão Escolar. Embora não sejam exigidos outros requisitos formais, o cargo requer uma abordagem versátil e a aplicação de diversas competências profissionais, incluindo:
* Liderança Inspiradora: Habilidade para coordenar equipes, fomentar um ambiente de colaboração e engajar os colaboradores no alcance de objetivos estratégicos.
* Organização e Gestão de Prioridades: Capacidade de estruturar e gerenciar diferentes demandas simultaneamente, garantindo a eficiência nas operações administrativas.
* Comunicação Estratégica: Facilidade para transmitir informações de forma clara e eficaz, tanto oralmente quanto por escrito, interagindo com pais, professores, alunos e autoridades de maneira assertiva.
* Solução de Problemas: Proatividade para diagnosticar desafios e implementar soluções práticas que agreguem valor ao dia a dia da escola.
* Relações Humanas Positivas: Sensibilidade para entender e atender às necessidades da comunidade escolar, construindo conexões sólidas baseadas em empatia e confiança.
O Coordenador Administrativo é responsável por liderar a gestão administrativa e operacional de uma escola pública estadual, garantindo o funcionamento eficiente e a conformidade com as políticas e diretrizes da APG GOV e das autoridades públicas. Este profissional tem como missão principal resolver as questões não pedagógicas da escola, assegurando que estas estejam alinhadas às necessidades da comunidade escolar e dos objetivos educacionais.
O profissional irá atuar em parceria com o Diretor Pedagógico, para impulsionar projetos e iniciativas que aumentem a frequência e o aprendizado dos estudantes, enquanto assegura um ambiente escolar organizado, seguro e funcional. Sua atuação administrativa de excelência garante que professores e diretores pedagógicos possam se concentrar no que mais importa: o desenvolvimento dos alunos.
Atividades:
* Apoiar na elaboração do Plano de Trabalho, em colaboração com o Diretor Escolar;
* Executar e acompanhar as ações previstas no Plano de Trabalho apresentado pela APG GOV;
* Relatar o avanço do Plano de Trabalho quinzenalmente ao Diretor Escolar, comunicando de forma ágil qualquer problema que venha a interferir na execução do Plano e na qualidade do serviço prestado;
* Zelar pelo patrimônio da instituição de ensino, promovendo a higienização, manutenção e a reposição dos equipamentos e materiais existentes;
* Garantir a limpeza, higienização, sanitização e manutenção dos espaços escolares contemplando a contratação e a coordenação dos profissionais, bem como adquirir equipamentos e produtos adequados para a execução do serviço;
* Acompanhar, em alinhamento com o profissional de nutrição, o fornecimento da alimentação escolar, considerando os suprimentos oriundos do Instituto Fundepar e da Agricultura Familiar, bem como prover a complementação dos insumos, caso necessário;
* Realizar as devidas contratações de todos os profissionais necessários à prestação dos serviços;
* Supervisionar a frequência, a jornada de trabalho e o desempenho de todos os profissionais contratados pela APG GOV, promovendo eventuais substituições de qualquer caráter, temporária ou definitiva, mantendo total atendimento às demandas da Escola;
* Fiscalizar a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sempre que houver a obrigatoriedade para o uso, bem como os registros de frequência de seus funcionários;
* Gerenciar e Orientar sobre a utilização correta de todos os recursos tecnológicos da escola, incluindo equipamentos, software e conectividade;
* Zelar pelas políticas de segurança aplicadas aos equipamentos e soluções tecnológicas da escola;
* Adquirir, distribuir e manter em condições de uso satisfatório os recursos necessários para o funcionamento da escola, nos âmbitos pedagógico, administrativo e operacional;
* Promover condições de gerenciamento, organização e armazenamento adequado da documentação escolar, incluindo registros acadêmicos, financeiros e administrativos;
* Prover condições de segurança a instituições de ensino, bem como apoiar ações de melhorias do clima escolar e comunicação junto à comunidade escolar;
* Efetivar as demais ações relativas à gestão administrativa e financeira a fim de garantir a execução integral das obrigações contratuais previstas no Edital.