Você é apaixonado por dados e tem um olhar estratégico apurado? Buscamos alguém para atuar como Analista de Inteligência de Mercado, integrar a área Comercial em uma empresa líder no setor de materiais básicos e soluções construtivas. Este profissional será chave para melhor entender o cenário competitivo e apoiar a alta gestão na definição de estratégias mercadológicas com alto impacto.
Mais detalhes sobre as responsabilidades:
O profissional será elo entre dados e estratégia, foco em resultados acionáveis:
* Coleta e Análise: Realizar coleta, análise e interpretação de dados relevantes dos setores de atuação da empresa;
* Relatórios e Dashboards: Construir dashboards e relatórios executivos periódicos com dados relevantes para as áreas de Marketing, Produtos e Vendas, garantindo que os insights sejam claros e acessíveis;
* Estratégia e Decisão: Fornecer informações relevantes e insights acionáveis para desenvolvimento de estratégias mercadológicas, auxiliando a alta gestão na tomada de decisões;
* Suporte Estratégico: Apoiar no desenvolvimento de planejamentos estratégicos, estudos de viabilidade e sizing de mercado;
* Pesquisas: Estruturar e conduzir pesquisas qualitativas e quantitativas, tanto internas quanto em parceria com bureaus e fornecedores externos;
* Oportunidades e Riscos: Monitorar o mercado para identificar riscos e oportunidades de negócio com base em dados internos e externos;
* Branding e Inovação: Fornecer insights para projetos de Branding, Inovação e posicionamento de marca.
, É importante ter disponibilidade para viagens pontuais.
Requisitos fundamentais:
Sólida experiência anterior em Inteligência de Mercado, Análise de Dados, Planejamento Estratégico ou Pesquisas de Mercado;
Familiaridade com análise de concorrência, benchmarking, segmentação de mercado e comportamento do consumidor;
Ensino superior completo em Administração, Economia, Engenharia, Marketing, Estatística, Comunicação ou áreas correlatas;
Domínio de ferramentas para dashboards e visualização de dados;
Conhecimento de fontes de dados de mercado;
Conhecimentos de estratégias de posicionamento e modelos de análise;
Experiência com CRM e conhecimentos em sistemas ERP e complementares;
Habilidade em estruturar relatórios executivos e apresentações com storytelling analítico e Excel avançado.
Diferenciais positivos:
Pós-graduação ou MBA em Inteligência de Mercado, Business Intelligence, Marketing Estratégico ou Data Analytics;
Vivência em empresas no setor de gêneros básicos e/ou soluções construtivas para edificações, infraestrutura e pavimentações;