MOTORISTA
- CONFERIR ROMANEIO COM RELAÇÃO A ENDEREÇO MATERIAL E QUANTIDADE
- COORDENAR A CARGA DE MATERIAL NO CAMINHÃO
- AJUDAR NA CARGA E DESCARGA DO CAMINHÃO NAS ENTREGAS
- E REALIZAR AS ENTREGAS COM QUALIDADE E RESPEITO AO CLIENTE
- MANTER O CAMINHÃO LIMPO E ORGANIZADO
- IDENTIFICAR NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO E INFORMAR AO COORDENADOR LOGÍSTICA
- CERTIFICAR-SE DAS CONDIÇÕES DA ROTA DE ENTREGA
- TRAFEGAR OBEDECENDO AS LEIS VIGENTES DE TRÂNSITO E VELOCIDADE
- REALIZAR A COBRANÇA DO CLIENTE QUANDO HOUVER NECESSIDADE
- COORDENAR AS AÇÕES DO AUXILIAR DE MOTORISTA
- MANTER A AUTO IMAGEM COM QUALIDADE REPRESENTANDO A EMPRESA FRENTE AOCLIENTE
- MANTER CNH E EXAMES EM DIA
- NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE EXPEDIENTE
- USAR OBRIGATORIAMENTE OS “EPIs”
**Requisitos**:
Se as exigências já são grandes para trabalhadores em áreas comuns como logística, para aqueles cargos em que há risco para a vida do colaborador ou dos outros, os requisitos são ainda maiores.
Motoristas profissionais carregam consigo uma grande responsabilidade de zelar pela segurança nas rodovias. Por isso, alguns exames a mais são pedidos para certificar seu bom estado de saúde física e mental.
Exame admissional
Como em qualquer outro emprego, um exame admissional é obrigatório para a contratação do motorista. Neste, é avaliada a saúde geral do trabalhador e o médico fica a par de todas a condições, como o uso de medicamentos e o histórico de doenças anteriores.
Tudo isso é vital para evitar incidentes em serviço. Alguns fatores podem influenciar na concentração do motorista ou configurar um quadro de risco. Um bom médico, que entenda e saiba aconselhar é essencial nesta fase.
Exame toxicológico
Esse exame também é fundamental para a admissão. Mas também como uma prática periódica. Motoristas em estados de entorpecimento podem gerar adversidades e acidentes.
Para garantir a inteireza psíquica do profissional em questão, os exames toxicológicos são exigidos. Eles captam a presença de substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, codeína, ecstasy, heroína, femproporex, anfepramona, morfina, mazindol, oxicodona e todos os derivados dessas substâncias.
Carteira de habilitação
Documentos atualizados são parte essencial do “currículo” do motorista. O descumprimento da lei pode comprometer o trabalhador e a empresa contratante. Acompanhe de perto a situação da carteira do contratado, se ela está regularizada e dentro da validade.