CHAMADA DE ESPECIALISTAS- Especialista em Crédito Rural, Disseminação de Boas Práticas Produtivas no Pará
SOBRE A RAINFOREST ALLIANCE
A Rainforest Alliance é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para garantir que a natureza e os seres humanos prosperem em harmonia e garantam meios de subsistência sustentáveis, transformando práticas de uso da terra, de negócios e consumo. A Rainforest Alliance oferece soluções de mercado para enfrentar o desmatamento e degradação tropicais em grande parte impulsionados pela produção de commodities. Somos líderes globais na certificação para sustentabilidade, e trabalhamos com produtores rurais e comunidades florestais para desenvolver negócios de base socioambiental que mantenham e regenerem florestas e paisagens agrícolas. Possuímos mais de 30 anos de experiência no chão com redes de milhares de produtores rurais e comunidades florestais que se juntam a nós para assegurar a gestão sustentável dos recursos naturais.
CONTEXTO
A Rainforest Alliance está em busca de especialistas para compor antecipadamente um programa de assistência técnica e extensão rural a ser implementado no estado do Pará. Se financiado, o programa será implementado em estreita colaboração com a SEDAP para melhorar as capacidades produtivas de produtores rurais e organizações produtivas sociais, para implementar práticas sustentáveis e de baixo carbono nas cadeias de valor do açaí e do cacau, assim como, desenvolver projetos de bioeconomia aptos a receber financiamento através de linhas e programas de crédito rural e mecanismos de incentivos relevantes. Antecipando as atividades do programa a Rainforest Alliance dá início a um cadastro de especialistas voltado aos temas de agricultura regenerativa, bionegócios, sociobioeconomia, restauração produtiva, assistência técnica rural, e acesso a crédito, e suas atividades correlatas. Neste momento com foco em profissionais com experiência e atuação no estado do Pará, em especial na Ilha do Marajó considerando projeto em fase de estruturação. A contratação para esta posição está condicionada à adjudicação bem-sucedida do contrato.
Atividades chave: Supervisiona a implementação do componente de assistência técnica sobre acesso a financiamento, incluindo o desenvolvimento e execução do plano de formação para técnicos em finanças. Realiza visitas regulares de monitoramento de campo para entender o progresso e as necessidades de apoio no acesso a programas de crédito e fornece suporte de gerenciamento adaptativo contínuo aos técnicos financeiros. Elabora e executa os planos de capacitação em crédito rural. Fornece apoio técnico para produtores e comunidades com visitas técnicas, realização de dias de campo, e oficinas de trabalho. Atua em conjunto com o Gerente, Especialistas, e Técnicos da equipe do projeto.Realiza o monitoramento da participação e feedback dos produtores, agentes técnicos, e agentes financeiros engajados no projeto.
Qualificação mínima: Formação em agronomia, ou áreas afins, com ao menos 5 anos de experiência em projetos de crédito rural na Amazônia.
Local de atuação: Residência no local de execução do projeto necessária durante sua execução.
Período do projeto: 1 ano e 3 meses, início previsto 08/2025
Os profissionais interessados deverão enviar CV e proposta de honorários por dia
Contato: Gabriela Góes– ggoes@ra.org; Kaelyn DeVries, kdevries@ra.org
Aceitamos propostas constantemente e encorajamos o envio antecipado até 6 de agosto de 2025.
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