Emprego
Meus anúncios
Meus alertas e-mail de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Dicas de emprego Fichas de empresas
Pesquisar

Arquiteto de engenharia de dados

São Paulo (SP)
Ninecon
Arquitecto
Anunciada dia 13 maio
Descrição

Arquiteto de Engenharia de Dados

Buscamos um(a) profissional para atuar na definição e evolução de arquiteturas de dados, garantindo eficiência, escalabilidade e alinhamento às melhores práticas de governança, FinOps e integração com plataformas de IA (ML/GenAI). Será responsável por apoiar iniciativas estratégicas desde a concepção dos projetos, traduzindo necessidades de negócio em soluções técnicas robustas e sustentáveis. Também atuará no desenvolvimento de pipelines de ingestão e tratamento de dados, aplicando conceitos de DataOps para assegurar automação, resiliência, qualidade e monitoramento contínuo dos processos.



Descrição das atividades

- Desenhar e evoluir arquiteturas de dados: Definir padrões, boas práticas e estratégias que garantam eficiência e escalabilidade, incluindo FinOps, governança e integração entre plataforma de IA (ML/GenAI).
- Viabilizar iniciativas de dados: Atuar desde a concepção dos projetos, interagindo com áreas de negócio para entender necessidades e traduzir requisitos funcionais em soluções técnicas robustas.
- Criar soluções para ingestão e tratamento de dados.

- Desenvolver pipelines resilientes e escaláveis, aplicando conceitos de DataOps para garantir qualidade, automação e monitoramento contínuo.



Requisitos e Qualificações Obrigatórias

- Experiência sólida em engenharia de dados em ambientes de grande escala.
- Proficiência em arquitetura e modelagem de dados analíticos (Data Lake, Data Warehouse, Lakehouse, Data Mesh).
- Domínio de tecnologias de Big Data e processamento distribuído (Spark).
- Conhecimento avançado em SQL e otimização de consultas complexas.
- Programação avançada em Python e pySpark
- Experiência com serviços de dados em nuvem AWS (Glue, EMR, Lake Formation, Redshift, S3, Step Functions, etc) e práticas de DataOps e FinOps.
- Experiência com pipelines ETL/ELT (dbt, Glue) e orquestração (Airflow, Step Functions).
- Familiaridade com microsserviços, APIs, containers e mensageria (Kafka, Kinesis).
- Conhecimento em governança, segurança e compliance em ambientes críticos.
- Boas práticas de engenharia de software (versionamento, CI/CD, testes).
- Capacidade de traduzir conceitos de negócio em métricas quantitativas (KPIs/OKRs).
- Experiência em mentoria técnica e liderança de times.

Graduação ou cursando Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas.



Requisitos e Qualificações Desejáveis

- Atuação prévia em ambientes de IA (preparação de dados para ML/GenAI).

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar
Vaga parecida
Arquiteto de soluções azure/ia
São Paulo (SP)
Psm Company
Arquitecto
Vaga parecida
Arquiteto sênior - pmo
São Paulo (SP)
Cidade Matarazzo
Arquitecto
Vaga parecida
Arquiteto(a) de soluções cloud
São Paulo (SP)
Softtek
Arquitecto
Vagas parecidas
Emprego Arquitectura em São Paulo (SP)
Emprego São Paulo (SP)
Emprego São Paulo
Emprego Sudeste
Página principal > Emprego > Emprego Arquitectura > Emprego Arquitecto > Emprego Arquitecto em São Paulo (SP) > Arquiteto de Engenharia de Dados

Jobijoba Brasil

  • Dicas de emprego

Encontre vagas

  • Vagas de emprego por cargo
  • Pesquisa de vagas de emprego por área
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contato / Parceria

  • Entre em contato
  • Publique suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de uso - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2026 Jobijoba Brasil - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar