Oportunidade de Trabalho em Segurança do Trabalho
Estamos procurando por um profissional experiente e qualificado para atuar como especialista em segurança do trabalho. Este cargo é fundamental para garantir que as atividades da empresa sejam realizadas de forma segura e responsável, evitando acidentes e lesões aos colaboradores e mantendo a conformidade com as leis trabalhistas e ambientais.
Funções e Responsabilidades:
* Coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações visando eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais;
* Assegurar que as empresas terceiras atendam aos requisitos de segurança em trabalhos prestados no cliente;
* Avaliar os documentos legais emitidos pelas empresas prestadoras de serviços na obra (PGR, PCMSO, dentre outros);
* Analisar escopos técnicos, emitir laudos e pareceres, coordenar a interface entre os vários setores envolvidos na implantação de projetos, no que tange à área de segurança do trabalho;
* Coordenar reuniões de análises e investigações de acidentes ou quase acidentes, com foco no levantamento das causas e ações de bloqueios para evitar recorrências;
* Coordenar junto às empresas terceiras, projetistas, de construção e montagem, as tarefas de segurança no trabalho, garantindo que elas estejam de acordo com as normas internas do cliente e requisitos legais;
* Fornecer subsídios e auxiliar na elaboração de manuais, normas, procedimentos e programas de treinamento, referentes à segurança e prevenção de acidentes do trabalho, a fim de padronizar métodos de trabalho, participar da especificação e desenvolvimento dos materiais de segurança, uniformes de trabalho e equipamentos de proteção, a fim de adequá-los às necessidades e condições de riscos, implantar as atividades e rotinas pertinentes à NR aplicáveis internamente;
* Desenvolver programas de segurança junto às áreas e fazer inspeções regulares levantando os potenciais riscos de acidentes, em concomitância, mapear as condições inseguras existentes;
* Elaborar os relatórios de segurança e reportar ao SESMT do cliente;
* Subsidiar o SESMT do cliente de informações referentes à Segurança do Trabalho nas obras;
* Garantir a integridade física dos trabalhadores no desempenho de suas funções;
* Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho;
* Realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área;
* Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
* Preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável;
* Avaliar os efeitos causados pelas atividades do projeto e elaborar um planejamento de ações para minimizar seu impacto na natureza;
* Zelar pela conservação do meio ambiente através do controle e monitoramento da qualidade do ar, recursos hídricos, resíduos e produtos químicos;
* Garantir o cumprimento da legislação trabalhista e as normas internas de segurança, medicina e higiene determinadas pelo cliente;
* Realizar a emissão de permissões de trabalho, aprovar análise de risco das atividades e demais documentos necessários para o início das atividades;
* Prestar suporte técnico aos processos de licenciamento ambiental e controle de condicionantes;
Requisitos:
* Graduação em Engenharia Ambiental e/ou áreas correlatas e Pós-graduação em Segurança do Trabalho;
* CREA Ativo;
* Sólido conhecimento na legislação trabalhista e em sistemas de gestão de segurança;
* Desejável conhecimento ou experiência na Norma ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Benefícios:
A oportunidade de trabalhar em uma equipe dinâmica e apaixonada por segurança e meio ambiente oferece benefícios, incluindo carreira de crescimento e chances de promoção baseada na meritocracia, consultorias e apoio na sua formação contínua de maneira remunerada, além de possibilidade de integrar-se a outras equipes transversais dentro da nossa organização, capaz de ampliar seus conhecimentos.